5 motivos para assistir agora o documentário Ilha das Flores
Produção de 1989 fala sobre consumo e o mundo que vivemos
publicado em: 16/12/2022
Ilha das Flores é um documentário produzido em 1989, por Mônica Schmiedt, Giba Assis Brasile Nôra Gulart, com roteiro de Jorge Furtado. O curta metragem tem apenas 13 minutos e uma narrativa bem simples para fazer críticas à sociedade do consumo, fazendo com que a produção seja exibida até hoje em salas de aula do Brasil e do Mundo.
Ilha das Flores - 5 motivos para assistir
A narrativa explora a trajetória de um tomate, que passa pela colheita até o descarte num lixão, onde é disputado por crianças em situação de fome, mostrando assim a desigualdades sociais, capitalismo e miséria. A ficção e realidade esmiúçam, de maneira ácida, a sociedade de consumo.
Linguagem
A comunicação que o filme passa é bem rápida e a narrativa muito bem encaixada. Os momentos diferentes da história da produção também ajuda a manter as referências presentes ao longo de toda a duração.
Roteiro
Embora seja um documentário, o roteiro de Jorge Furtado flui naturalmente e não abusa de termos técnicos. Os argumentos são bastante relevantes para a narrativa, e isso acaba envolvendo o espectador.
Envelheceu bem
Mesmo depois de mais de 30 anos de lançamento, o curta-metragem Ilha das Flores continua atual em praticamente todas as discussões que propõe, dentro e fora do Brasil. Para se ter uma ideia, o filme é exibido em escolas e universidades pelo Brasil e pelo mundo ainda nos dias atuais, mesmo após 30 anos do seu lançamento.
Premiado
Ilha das Flores foi selecionado como um dos filmes listados no livro Curta Brasileiro: 100 filmes essenciais, produzido pelo Canal Brasil e a Editora Letramento. O documentário também venceu o Urso de Prata, em Berlim, em 1990, logo após seu lançamento.
Temas sociais
Alguns pontos abordados no curta metragem se mostram extremamente atuais, como a desigualdade social, a fome, o descarte inapropriado de lixo (Resíduos Sólidos), etc.
Mais sobre Ilha das Flores
É possível encontrar o filme em diversos sites de streaming, em vários idiomas diferentes. Na plataforma GloboPlay, é possível assistir o documentário de 1989. Veja algumas opiniões de quem já assistiu o curta-metragem:
Série de grande sucesso, 911 vem conquistando cada vez mais fãs; saiba onde assistir a produção
Publicado por
Thiago Ribeiro Guedes
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!