Natal cristão: entenda a origem e significado da data
O que é Natal? Saiba a história e as curiosidades da data
publicado em: 20/12/2021Natal cristão é uma data comemorativa e simbólica, já que representa o nascimento de Jesus Cristo. Há mais de 1.600 anos a data é celebrada sempre no dia 25 de dezembro.
A palavra "natal" significa "do nascimento", refere-se ao nascimento ou local que uma pessoa nasceu.. "Minha cidade natal é Rio de Janeiro", significa que a pessoa nasceu no Rio.
O Natal cristão é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Segundo a história, por muitos anos após o nascimento de Cristo essa data foi comemorada em dias diferentes, pois nunca se soube a data exata que ele veio ao mundo. Porém no século IV, o dia 25 de dezembro foi escolhido pelo Papa Julius para ser a data oficial da celebração do Natal. A explicação pela escolha foi que as festas pagãs eram realizadas nesse dia.
Além dos rituais pagãos, acredita-se que a comemoração Yule ou Jól (uma celebração realizada pelos nórdicos Viking) também pode ter influenciado a definição da data do Natal. Portanto, a escolha do dia 25 de dezembro para a data de celebração de Natal pode ter sido uma forma de conseguir mais adeptos ao cristianismo.
Natal cristão: a história da data
Segundo a bíblia, Jesus Cristo nasceu em Belém, na Palestina, e era filho de José e Maria. A história conta que José era um homem judeu e precisava ir para Belém participar de um censo realizado pelo Império Romano.
O casal partiu de Nazaré e viajaram 140 km até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Para poupar energia para o seu parto, Maria viajou montada em uma mula e assim que chegaram na cidade, eles não conseguiram lugar para ficar hospedados, pois estava lotada a hospedaria. Os dois então foram colocados em uma caverna que era utilizada como estábulo.
Maria acabou dando à luz naquela noite e colocou seu bebê, Jesus Cristo, em uma manjedoura. Maria e José ainda receberam a visita de Melchior, Baltazar e Gaspar, conhecidos como os Três Reis Magos. Segundo conta a bíblia, os três Reis Magos foram guiados até o local do nascimento de Jesus através da Estrela de Belém, e levaram ouro, mirra e incenso como presente à família.
Natal Cristão: conheça os principais símbolos da data
Alguns símbolos são utilizados durante o Natal para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Conheça os principais objetos e seus significados.
Árvore de Natal
Símbolo mais popular do Natal, o elemento é cercado de várias versões sobre seu significado. Por volta de 1.500, os cristãos começaram com a tradição de levar as árvores para dentro de casal e as enfeitá-las. Uma das explicações é que os pinheiros tem um formato triangular, o que representaria a Santíssima Trindade.
Apenas no século XX a América Latina começou com essa tradição, e hoje as árvores (naturais ou artificiais) são enfeitadas com bolas coloridas, estrelas e luzes.
Papai Noel
O Papai Noel foi inspirado no bispo São Nicolau, que tinha a tradição de ajudar as pessoas pobres. Ele acabou canonizado pela Igreja Católica.
O Papai Noel foi desenhado pelo alemão Thomas Nast, no final do século XIX. Esse primeiro desenho acabou inspirando Haddon Sundblom, que era um desenhista e acabou criando o Papai Noel para as publicidades da Coca-Cola. Logo depois, as propagandas do famoso refrigerante popularizou a imagem do Papai Noel como conhecemos hoje.
Estrela de Belém
O Evangelho de Mateus da Bíblia diz que a Estrela de Belém guiou os Três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus. Para os cristãos, essa estrela simboliza uma estrela-guia para a humanidade.
Hoje, a estrela se tornou um grande símbolo do Natal e é colocado no topo da árvore de Natal.
Presentes de Natal
Os Três Reis Magos levaram ouro, mirra e incenso de presente ao menino jesus após o seu nascimento. Foi daí que veio a tradição dos presentes de Natal.
O bispo Nicolau, inspiração da figura do Papai Noel, também inspirou essa tradição, já que ele era um homem bem generoso e ajudava as pessoas mais necessitadas.
Velas de Natal
Segundo uma lenda alemã, um senhor gostava de colocar velas nas janelas para iluminar os caminhos dos viajantes que se perdiam no trajeto. Essa tradição acabou sendo inspiração para o Natal cristão, onde os cristãos acreditam que Jesus iluminaria os caminhos da humanidade.
Presépio
São Francisco de Assis, lá no século 13, reproduziu a cena do nascimento de Jesus Cristo com objetos, o que deu origem ao que conhecemos hoje como presépio.
Guirlandas
Feitas de ramos verdes e frutas vermelhas, as guirlandas fazem referência à coroa usada por cristo durante sua crucificação. O sangue acredita-se que é simbolizado pelas frutas vermelhas.
Nos dias atuais, as guirlandas são penduradas nas portas das casas, simbolizando um convite para que o espírito natalino entre na casa.
Natal Solidário: o que é e como ajudar o próximo
Ceia de Natal
Os povos antigos europeus costumavam fazer banquetes para celebrar os alimentos e a fartura do ano. Acredita-se que daí surgiu a tradição de se fazer ceia na noite do dia 24 de dezembro, onde as famílias cristãs se reúnem para celebrar a importante data.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!