O que são estrias e tratamento; saiba mais
Saiba o que são estrias, prevenção e como tratar
publicado em: 13/12/2021O que são estrias? Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), estria "é uma atrofia tegumentar adquirida que surge quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam cicatrizes”. Elas ocorrem com mais frequência em mulheres, discretamente ou de forma mais exuberantes.
O que são estrias?
As fibras elásticas e as colágenas são responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Então quando a derme entra em processo inflamatório e as fibras elásticas e do colágeno se rompem, acabam ocasionando cicatrizes que vão se atrofiando com o passar do tempo, formando assim o que damos o nome de estria.
As estrias são classificadas em:
Estrias vermelhas ou rosadas (quando estão em processo inflamatório);
Estrias brancas (quando estão atrofiadas).
Quando as estrias começam a aparecer, elas causam lesões lineares de aspectos rosadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas. Mais tarde essas estrias ficam brancas e com espessura/largura variáveis. Aparecem mais nas nádegas, abdome, coxas e costas. O aparecimento das estrias não tem uma causa certa, mas ocorrem geralmente nas seguintes situações:
- crescimento rápido durante a puberdade;
- aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados;
- colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo);
- gravidez;
- obesidade;
- uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis;
- anorexia nervosa.
- Aumento repentino do peso (o ‘efeito sanfona’, engordar e emagrecer);
- Alimentação;
- Falta de hidratação na pele (pele ressecada).
Como tirar olheiras: 10 truques caseiros eficientes
Mas há tratamento para estrias?
Segundo SBD, o tratamento das estrias nem sempre são satisfatórios, o que representa um desafio para a dermatologia. A indicação é que o tratamento seja realizado assim que as estrias começarem a surgir, naquela fase de processo inflamatório, recente e rosada. Ele também deverá sempre ser acompanhado de um médico e geralmente é feito através de usos de cremes com ácido retinoico, com ácido glicólico ou com vitamina C. A microdermoabrasão, radiofrequência, microagulhamento, uso de diversos tipos de luzes e laser são uns dos métodos usados para combater a estria, mas os resultados são bem variáveis, com melhora significativa ou pequena alteração no aspecto.
A prevenção é a melhor saída para evitar que as estrias se instalem na sua pele. Controlar o ganho de peso e usar cremes hidratantes frequentemente são boas maneiras de controlar o aparecimento de estrias no corpo.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!