Parque Lage RJ: onde fica, quanto custa visitar e motivos para conhecer
Parque Lage é bastante procurado por turista e guarda uma beleza surreal; conheça mais
publicado em: 16/03/2022Parque Lage RJ é um local muito procurado por turistas e cariocas, principalmente nos finais de semana. É um local perfeito para passeio em família, encontro com amigos, caminhada, 'dates' e diversão para as crianças, já que conta com brinquedos e uma boa área ao ar livre.
Aos pés do Morro do Corcovado, no bairro Jardim Botânico, o Parque Lage RJ possui uma área de 52 hectares dentro do Parque Nacional da Tijuca. Seus 625 mil metros quadrados de Mata Atlântica tem a parte florestal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade.
O Parque Lage RJ faz parte da história da cidade. Primeiro que no local funcionava um antigo engenho de açúcar, da época do Brasil Colonial, inspirado no romantismo dos parques ingleses. Depois Henrique Lage adquiriu o local, que foi projetado e remodelado pelo arquiteto Mario Vodret.
No ano de 1957, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou o local como Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro. Com uma linda estrutura, belos jardins e lagos, palmeiras imperiais, chafarizes, grutas e cavernas, ilhas artificiais e até aquários com diversos peixes, o Parque Lage RJ se tornou um dos principais pontos turísticos a cidade maravilhosa.
Parque Lage RJ: motivos para conhecer
Abaixo alguns motivos para você conhecer o Parque Lage RJ:
Cartão Postal - o local tem uma vista privilegiada do Corcovado e do Cristo Redentor, outros belos cartões postais da cidade;
Ar Livre - para quem curte um belo programa ao ar livre, o Parque Lage RJ é perfeito para isso, com trilhas para caminhadas ecológicas, quedas d’água, lago e um belo aquário em argamassa;
História - além das histórias já contadas acima, o local possui a Cavaliça, conjunto de casas rosadas da época colonial;
Café da manhã - que tal tomar um café em um lugar tranquilo e agradável? Pois no Parque Lage RJ é possível, além de refeições também;
Piquenique - o “Recanto dos Namorados” possui mesas, bancos e um belíssimo gramado, sendo um local perfeito para um encontro a dois, reunião com a família ou com amigos;
Escola de Artes Visuais - o local abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), que pertence a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Há formações gratuita à artistas e profissionais do campo da arte contemporânea;
Visita guiada - você pode optar também por uma visita guiada, onde você escolhe o que fazer. Pode visitar a antiga mansão da família Lage, visitar os jardins, conhecer mais sobre a história do local etc.
Quem optar pelas visitas guiadas, deve agendar pelo e-mail [email protected] ou telefone (21) 2334-4088. O guia fica disponível por 1 hora e o tour ocorre de terças às sextas (14h) e aos sábados (12h30).
A EAV do Parque Lage também disponibiliza seus espaços para eventos corporativos, desfiles de moda, casamentos, lançamentos e gravações mediante o pagamento de locação para a Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais (AMEAV), onde os recursos são revertidos para a programação e a manutenção da Escola. O e-mail para que se interessar em agendar eventos no local é [email protected].
Informações Úteis:
Endereço | Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro- RJ |
Telefone | (21) 2334-4088 |
Valor da Entrada | Gratuita |
Funcionamento | Aberto todos os dias, de 09h às 17h. |
Contatos | www.eavparquelage.rj.gov.br / [email protected] / 21 2334-4088 / 21 2334-4297 / 21 2334-8111 |
Importante Devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), acesse o site oficial para conferir se não há alteração na programação e no horário de funcionamento antes de visitar o local.
Você confere mais sobre o Parque Lage RJ clicando aqui!
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!