Pintor Dali: quem foi, memoráveis obras e mais
Espanhol, Salvador Dali se destacou no mundo da arte
publicado em: 23/06/2022Pintor Dalí (Salvador Dali, 1904-1989) foi um pintor espanhol que se destacou bastante por suas composições insólitas e desconexas. Seu bigode sinuoso era uma das suas características mais marcantes, escandalizando e sendo um grande representante da "Estética Surrealista".
Seu nome completo era Salvador Domingo Dalí Domènech, nascido em Figueras, Catalunha, Espanha, no dia 11 de maio de 1904. Ele era filho de Salvador Dalí Cusi, um tabelião, e de Felipa Domènech.
Pintor Dali sempre teve talento para o desenho, desde pequeno, e em 1922 foi levado para Madri para estudar na Escola de Belas-Artes de San Fernando, onde foi expulso anos depois. Ainda lá na cidade espanhola, Dali fez amizade com o poeta Frederico Garcia Lorca e com o futuro cineasta Luís Bunuel.
Pintor Dali: confira principais obras
Autorretrato com L’Humanité (1923)
Em 1925, Salvador Dalí realizou sua primeira mostra individual na Galeria Dalmau, em Barcelona. Dentre as exposições, estava o "Autorretrato".
Moça à Janela (1925)
Dalí foi expulso da Academia de Artes em 1926, por desentendimento com um professor. Viajou para Paris e se encontrou com Picasso.
Um ano depois, se instalou em Paris e virou membro oficial do movimento Surrealista.
Jogo Lúgubre (1929)
Em 1929, já de volta à Espanha, pintor Dali produziu a tela abaixo:
Ainda nesse ano, Dalí realizou a sua primeira mostra individual em Paris, onde teve a oportunidade de conhecer Gala (Helena Ivanovna Diakonova), ex do poeta Paul Éluard, se tornando assim a sua companheira e modelo.
Em 1930, ele se mudou com Gala para o sul da França e depois para Cadaqués, na Espanha, onde compraram uma casa.
Persistência da Memória (1931)
A sua segunda exposição individual em Paris aconteceu em 1931, na Galeria Pierre Colle. A obra Persistência da Memória (1931) foi apresentada ali e adquirida por um colecionador particular. Em1934, foi doada ao Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Composição Surrealista com Figuras Invisíveis (1936)
Na década de 30, pintor Dalí produziu o melhor de sua obra. Com a frase “ A diferença entre mim e os surrealistas é que eu sou um surrealista”, ele explicou as telas nas quais pessoas, animais, objetos e paisagens se fundem em composições insólitas.
Essa pintura desconexa foi extremamente representada na tela abaixo:
Pintor Renascentista: confira nome dos principais da época do Renascimento Cultural
Metamorfose de Narciso (1937)
Salvador Dalí visitou Londres em 1938, onde se encontrou com Sigmund Freud, apresentando quadro Metamorfose de Narciso (1937).
Madona de Port Lligat (1950)
Dalí refugiou-se nos Estados Unidos acompanhado de Gala, logo no início da Segunda Guerra. Viveram lá por oito anos onde, em 1941, terminou a autobiografia “Vida Secreta de Salvador Dalí”, publicada em 1942.
Já de volta à Espanha, em 1948, ele começa a obra de ampliação de sua casa de Port Lligat. Em 1949, o artista pinta a primeira versão de A Madona de Port Lligat, que é apresentada ao papa Pio XII, para aprovação.
A Cabeça Rafaelesca (1951)
Na década de 50, Salvador Dalí começou a pintar obras-primas de pintores do passado.
A Última Ceia (1955)
Em 1982, Gala morreu e abalou por completo Salvador Dali, que faleceu em 23 de janeiro de 1989, em Figueiras.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!