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Reclamações Uber: veja principais queixas e saiba como reportar problemas

Reclamações contra motoristas de aplicativo que desistem das corridas estão em alta. Saiba quais são as principais queixas e como você faz para reportar problemas

publicado em: 31/03/2022

Reclamações Uber tem se multiplicado nos últimos meses e quem é usuário do aplicativo sabe que problemas podem acontecer, já que a variedade dos motoristas e usuários é gigantesca. Porém, se algum problema ocorrer durante a sua viagem, saiba que você pode fazer uma reclamação diretamente no app.

O suporte Reclamações Uber funciona 24 horas e através dele você pode fazer as mais diversas reclamações, como conduta do motorista, agressões físicas ou verbais, assédio, taxas, casos de discriminação, recuso ao aceitar te levar ao seu destino, objetos esquecidos no veículo etc. A Uber recebe sua reclamação, faz uma apuração e o motorista pode receber penalizações no aplicativo e até responder criminalmente, caso seja necessária uma investigação policial.

Veja abaixo como fazer Reclamações Uber.

Reclamações Uber: veja como reportar problema

  • Passo 1: abra o seu aplicativo do Uber e clique nos três tracinhos no canto superior esquerdo da tela;

  • Passo 2: entre em “Suas viagens”;

  • Passo 3: procure a viagem sobre a qual deseja abrir a reclamação; 

  • Passo 4: um tela irá se abrir com uma série de motivos no qual você deve selecionar o que mais se aproxima da sua reclamação;

  • Passo 5: escolha alguma das opções que tenha mais a ver com a situação. Adicione mais informações caso desejar.

reclamações uber
Veja algumas reclamações Uber / Foto: Uber

Reclamações contra motoristas que desistem das corridas aumentam; veja principais queixas

Uma das principais queixas de quem utiliza o aplicativo Uber é referente aos recorrentes cancelamentos de corridas feitas pelos motoristas. Usuários reclamam que em um único pedido de corrida passa por oito desistências, ou o motorista muda a rota e avisa ao cliente que não vai realizar a viagem bem depois, obrigando-o a cancelar pagar a taxa imposta pelo app etc!

Segundo o Jornal Extra, até outubro de 2021 o Procon do Rio recebeu 773 reclamações contra a empresa Uber, referente ao problema de cancelamento feito pelos motoristas. O número superou por exemplo as 770 queixas registradas durante todo ano de 2020.

Reunimos algumas reclamações Uber reportadas em sites de reclamações como Reclame Aqui e Proteste, além de algumas reclamações feitas pelos usuários ao Procon, publicadas pelo Jornal Extra. Confira:

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Reclamações Procon

"Mesmo chamando o Uber 30 minutos antes do que faria usualmente, acabo sempre chegando atrasada. Chego a esperar de 30 minutos e uma hora. O que parece é que o motorista vê para onde é a corrida e, se não valer a pena, cancela", Milena Marinho, Barra da Tijuca - RJ.

"Fico com até três apps abertos ao mesmo tempo tentando achar uma corrida. Já aconteceu de eu ter recebido mais de oito cancelamentos seguidos até que um motorista aceitasse minha corrida. Sempre que dá, evito cancelar as corridas para não ter o custo de R$ 5. Acho que a gente deveria ter a chance de avaliar o motorista que cancelou, pois muitas vezes eles perguntam o destino no chat e depois cancelam", Felipe Ducca, morador do Tatuapé - SP.

"Ele ultrapassou o mercado e ficou dando voltas. Perguntei pelo aplicativo se ele estava fazendo isso para que eu cancelasse. E ele disse: “Sim, você tem 5 minutos para cancelar”. Falei que não ia cancelar, e ameacei reportar para o Uber. Em dois minutos, ele cancelou", Fernanda Melo, Vila Cosmo - RJ.

Reclame Aqui

No site Reclame Aqui, a empresa Uber conta com 305559 reclamações até a data da publicação desse artigo (31/03/2022). A empresa não costuma responder as reclamações do usuário pelo site, o que torna sua reputação baixa. Muitas dessas reclaçamões Uber gira em torno de cancelamento do motorista. Veja algumas reclamações mais recentes:

"Boa noite senhores,Gostaria de saber se essa é a conduta dos motoristas de vocês??Após 1 minuto cancela? E ele não é obrigado a estar na UBER, só desligar o aplicativo se não quiser trabalhar Gostaria de um retorno. Não gosto de reclamar, mas isso não pode ficar impune, eles falam o que querem"

"Já está virando um descaso a alta taxa de cancelamento na Uber, hoje, dia 31/03/22, estou a mais de 30 minutos esperando que um motorista venha até meu local de origem. Foram ao todo 8 cancelamentos. Precisamos cobrar uma taxa de cancelamento ao motorista Uber"

"A UBER perdeu tudo sua credibilidade. Passei hoje 30 minutos esperando porque 4 motoristas aceitaram e depois cancelaram com mais de 5 minutos que fiquei esperando. me atrasei no trabalho, me atrasei na escola da minha filha etc..."

"Já estou cansada .. novamente foi feita duas cobranças no meu cartão por uma única viagem ..toda vez o mesmo transtorno".

"Já tem quase um mês que estou tentando redefinir a minha senha no app da Uber, porém o app não encaminha o link para o meu e-mail".

"Motorista aceitou a corrida, porém mandou mensagem cobrando triplamente o valor para fazer a viagem fora do aplicativo".

"Eu não acredito que eles demore tanto pra responder uma reclamação ,eu não vou pagar uma coisa que não usei".

"Não fiz a contratação do serviço foi debitado do meu limite do cartão, é um absurdo pois nem tenho dinheiro pra pagar isso".

"Cadastrei meu cartão na Uber e veio uma cobrança de 20,00 no meu cartão de crédito de uma corrida que não fiz".

"Utilizo o Uber com bastante frequência, e o serviço cada dia fica pior. Tanto dos transporte, quanto do atendimento ao cliente".

Proteste!

No site da Proteste!, a Uber tem cerca de 719 reclamações e 44 pontos. Veja algumas reclamações Uber na plataforma. 

"No dia 26/03/2022 as 20:28 recebi no meu celular uma cobrança do uber pending no valor de 24,99. Estava em casa e não tinha solicitado uber. Os que solicitei estavam concluídos e pago".

"Solicitei um carro do Uber via aplicativo com origem do Aeroporto de Congonhas. O aplicativo mostrou o valor de aproximadamente R$80,00. O motorista aceitou a viagem e quando chegou, sequer estacionou..."

"No dia 17/03, às 23h33, eu pedi um Uber e pedi para carregar meu celular no carro do motorista da Uber. Infelizmente esqueci de pegar o aparelho ao descer do veículo. A Uber não entrou em contato comigo..."

"Durante a tarde do dia 18/03/2022 necessitei realizar duas corridas de Uber, cujo pagamento foi realizado via cartão de crédito. Ocorre que nas duas o pagamento foi realizado acima do valor do recibo..."

"Bom dia Fui olhar meu extrato e tem uma cobrança de uma viagem as 05:14 da manhã de 07/03/2022 no valor de 13,79. O problema é que não fiz essa viagem, nesse exato horário estava dormindo".

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Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

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