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Como funciona o Riocard Empresas? Saiba aqui

Veja mais sobre o cartão de transporte do Rio de Janeiro

publicado em: 30/08/2022

Riocard Empresas é um cartão de transporte que pode ser utilizado em todos os tipos de transporte público (ônibus, BRT, metrô, barcas, trens, VLT e vans legalizadas) de 43 municípios do estado. O sistema de pagamento eletrônico é integrado com programas tarifários, como Bilhete Único Carioca, Bilhete Único Intermunicipal e Bilhete Único Niterói, entre outros.

Além da versão Empresa, o cartão Riocard Mais possui mais duas modalidades: Expresso e Vale-Transporte, cada um cor sua respectiva cor e destinado para grupos diferentes. 

 

Riocard Empresas

O Riocard Empresas é um cartão de Vale-Transporte na cor laranja e exclusivo para empresas (Pessoa Jurídica), sendo destinado a seus funcionários. Clique aqui para conferir as vantagens para sua empresa. 

Há também o empresarial (de cor azul), utilizado somente por companhias em que os empregados precisem utilizar o bilhete eletrônico para realizar suas funções (entregadores por exemplo). Clique aqui e confira.

riocard empresas
Foto: Riocard

Veja mais sobre as duas categorias de Riocard Empresas.

Riocard Mais Empresarial (azul)

É um cartão corporativo, recarregável e ideal para mensageiros, funcionários externos e equipes comerciais. Aceito em todos os transportes, ele é habilitado com o Bilhete Único e pode ser usado até 12 vezes no dia. 

Veja informações importantes sobre o Riocard Empresa azul:

  • Ele não pode ser entregue ao cobrador do ônibus ou bilheterias do BRT para o complemento no valor da passagem, sendo necessário ir até uma loja Riocard Mais para recuperar os R$ 4,00 da aquisição;

  • Em caso de perda, roubo ou furto, a empresa precisa realizar o login no site e solicitar o cancelamento do cartão. Para cancelamento físico, o prazo é de até 48 horas e os créditos remanescentes poderão ser transferidos para a bolsa de crédito do comprador;

  • Se o cartão apresentar mau funcionamento, é necessário procurar uma loja Riocard Mais para análise técnica e, caso constatado o mau funcionamento, será emitida uma nova via gratuitamente;

  • O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado, por questões de segurança. Para efetuar o desbloqueio encoste o cartão em um terminal de consulta ou solicite o desbloqueio em uma loja.

Para solicitar, clique aqui.

 

Riocard Mais Vale-Transporte (laranja)

É um cartão Vale-Transporte, benefício obrigatório e regulamentado por leis e decretos disponíveis aqui. Ele é recarregável, pessoal e intransferível, aceito em todos os transportes e habilitado com o Bilhete Único. É ideal para o trajeto casa-trabalho-casa, podendo ser usado até 8 vezes por dia e podendo ser habilitado outros benefícios tarifários.

Veja informações importantes sobre o Riocard Empresa laranja:

  • Ele não pode ser entregue ao cobrador do ônibus ou bilheterias do BRT para o complemento no valor da passagem;

  • Ele é personalizado em nome do usuário ou da empresa, constando o nome e o número em seu verso. Em caso de "Personalizado Usuário", ele é compatível com todos os benefícios tarifários, conta o nome e o número da pessoa e permanece com o usuário após a demissão. Já o "Personalizado Empresa", é compatível apenas com o Bilhete Única Carioca e consta a razão social e número da empresa;

  • Em caso de aumento da tarifa modal municipal, os créditos de Vale-Transporte pagos antes do reajuste podem ser utilizados com valor da tarifa anterior, por um período de 30 dias a contar da data de mudança da tarifa (exceto para integração Bilhete Único Intermunicipal e casos extraordinários);

  •  Em caso de perda, roubo ou avaria, o "Personalizado Usuário" deve entrar em contato com o Riocard Mais Atende através do telefone (21) 2127-4000 ou solicite ao empregador que realize o cancelamento no site. Já o "Personalizado Empresa ou Ao Portador", a empresa precisa realizar o login no site e solicitar o cancelamento do cartão. O prazo para o cancelamento físico de ambos os casos é de até 48 horas, onde será gerada uma cobrança pela não devolução dos cartões (de acordo com o Termo de Comodato), e os créditos remanescentes poderão ser transferidos para a nova via em até 4 dias após a confirmação do pagamento;

  • Em caso de mau funcionamento do cartão, é necessário procurar uma loja Riocard Mais para análise técnica e, caso seja constatado o mau funcionamento, será emitida uma nova via gratuitamente;

  • O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado, por questões de segurança. Para efetuar o desbloqueio encoste o cartão em um terminal de consulta ou solicite o desbloqueio em uma loja.

Para solicitar, clique aqui.

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Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

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