Sintoma pedra no rim e o que fazer
Saiba mais sobre cálculo renal
publicado em: 27/06/2022Sintoma pedra no rim: neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre problema de cálculo renal e como tratar.
Sintoma pedra no rim
As pedras nos rins, ou cálculos renais, são uma das maiores causas de dor abdominal aguda. É caracterizado pela formação de massas sólidas (iguais pedras), feitas pelo acúmulo de cristais presentes na urina e que dificultam o funcionamento adequado do sistema urinário.
Essas pedras nos rins não costumam causar desconforto, porém quando elas se deslocam e percorrem até a bexiga, a pessoa vem a sentir picos intensos de dor abdominal (cólicas).
Veja sintoma pedra no rim:
Vontade de urinar frequentemente
As idas cada vez mais constante ao banheiro mesmo sem ter feito grandes mudanças na hidratação é uma grande indicação de uma alteração no trato urinário.
Dor na região lombar para o abdômen
Muitos casos de quem sofre com pedra no rim pode ser aquela dor intensa e insuportável na região lombar e abdômen. O cálculo, quando começa a migrar do rim para a bexiga ou pelo canal da uretra, ocasiona uma dor que se inicia na região lombar, em um dos lados do corpo, e migra para a região inferior do abdômen.
Ardência ao urinar
Ardência ao urinar é muito comum em quem sofre de uma obstrução do trato urinário, causada pelo cálculo renal.
Sangue na urina
A hematúria (quando há sangue na urina) é um dos sinais de pedras nos rins, já que ela atrapalha a função de “filtro” de sangue do órgão.
Quando a pedra se desloca pelo canal da uretra também pode lesionar a estrutura do trato urinário, causando sangramento.
Náuseas e vômitos
Dor e forte incômodo na região lombar e abdominal são sintomas que ocorrem em resposta à agressão que a migração do cálculo renal provoca.
Suspensão ou diminuição do fluxo urinário
No momento em que a pedra migra para o trato urinário, ocasiona uma obstrução parcial ou total da estrutura, tendo como resultado a suspensão ou diminuição do fluxo urinário.
Picos de dor intensa
As cólicas renais, caracterizadas pelo picos de dor intensa, é bastante comum em quem tem pedra no rim.
Febre
A febre é um sintoma pedra no rim e pode indicar uma infecção associada às pedras nos rins.
O que fazer caso tenha pedra no rim?
Após avaliação das evidências clínicas, o médico responsável pode solicitar exames de imagem para fechar o diagnóstico. São eles:
Ultrassonografia;
Tomografia computadorizada (TC) de abdômen.
Uma Ressonância Magnética (Uroressonância) também pode ser solicitada para acrescentar informações valiosas na avaliação do trato urinário.
Quer saber como evitar pedra no rim? Veja aqui o que causa pedra no rim e como evitar problema.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!