Ajuda ao próximo contribui também para que você se torne uma pessoa mais feliz. Sim, além de fazer bem ao próximo, pessoas que ajudam acabam sendo impulsionados a serem pessoas mais felizes, melhorando o seu humor, reduzindo o estresse, tirando os problemas da mente, entre outras vantagens.
Ou seja, ajuda ao próximo favorece tanto que está sendo ajudado quanto a nós mesmo.
Ajuda ao próximo
Existem diversas atitudes simples, no nosso dia a dia, que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Mas como ajudar o próximo? Listamos aqui algumas atitudes de ajuda ao próximo, que pode beneficiar você e quem está sendo ajudado:
Ceder o assento no transporte público
Doar sangue
Ser gentil e educado
Ter empatia
Doar alimentos;
Doar roupas e móveis;
Doar livros;
Ler para uma criança;
Ensinar(gratuitamente) o que sabe;
Participar de projetos da sua comunidade;
Ser gentil com as pessoas que encontrar no seu dia;
Oferecer ajuda a alguém no mercado, transporte público etc;
Fazer visitas a asilos, creches, orfanatos e hospitais;
Ter mais empatia;
Oferecer apoio emocional à outra pessoa;
Divulgar ações e campanhas que visam ajudar o próximo;
Se tornar um voluntário.
Essas são apenas algumas das milhares de maneiras de ajudar o próximo, coisas simples no nosso dia a dia. E repare que a maioria delas nem envolve doações em dinheiro.
São atos altruístas ajudam os outros, mas também a nós mesmos. Quando temos atitudes que visam melhorar a vida de outra pessoa de alguma maneira, um sentimento de gratidão é gerado e dá aquela sensação de dever cumprido e, consequentemente, nos torna pessoas mais felizes.
Lembre-se: Esticar a mão para ajudar o próximo sempre foi e sempre será um ato belíssimo em qualquer ocasião. E em um momento que vivemos de crise mundial, boas ações ajudam a tornar tudo mais leve, aumentando as esperanças de um futuro melhor.