Bem-Estar

Ansiedade sintomas psicológicos: veja 12 mais comuns para quem sofre da doença

Pandemia, estresse, medo... veja sintomas que contribuem para o aumento de casos de transtornos mentais comuns

publicado em: 27/05/2022

Ansiedade sintomas psicológicos: Você sabia que mais de 76 milhões de casos de transtornos de ansiedade foram registrados em todo o mundo no decorrer de 2020, segundo pesquisa publicada na The Lancet? A pandemia da Covid-19 fez que que a doença aumentasse em 28%, embora os transtornos mentais já eram as principais causas de demanda global nos serviços de saúde antes do ano de 2020.

 

A ansiedade é sempre uma preocupação, pois em caso de evolução a doença se transforma em depressão rapidamente. Ela surge geralmente por conta de preocupação futura, estresse, sentimentos de nervosismo e medo excessivo. Seu diagnóstico é realizado através de análise clínica, que leva em conta os históricos pessoais e familiares.

ansiedade sintomas psicológicos
Foto: Zenklub

Ansiedade sintomas psicológicos: conheça agora 12 sintomas mais comuns da ansiedade.

Ansiedade sintomas psicológicos

Preocupação excessiva

Todo mundo tem suas preocupações, isso é bem normal, mas quem sofre de transtorno de ansiedade generalizada (TAG) desempenha isso de forma mais intensa, mesmo sem grandes motivos para alardes. Essa preocupação é  bem difícil de controlar e afeta o cotidiano dos pacientes.

Problemas digestivos

Problemas digestivos como náusea, diarreia, indigestão ou até falta de apetite são bem comuns por quem sofre de transtorno de ansiedade. 

 

Insônia

Distúrbios de sono e problemas para dormir são bem comuns por quem sofre de ansiedade.

Tensão muscular

Quem sofre de transtorno de ansiedade tem bastante tensão muscular, que geralmente são persistente e generalizado.

Medo irracional

O sentimento de medo é normal no ser humano, mas quando ele se transforma em um sentimento perturbador, esmagador e desproporcional ao risco real envolvido, saiba que isso é um tipo de transtorno de ansiedade que pode ser incapacitante.

 

Medo de eventos sociais

Aquela preocupação de dias ou semanas antes de um evento ou de uma situação que a pessoa sabe que irá passar é bem comum em pessoas ansiosas. Inclusive, essa ansiedade pode persistir depois do ocorrido, onde a pessoa fica "martelando" na cabeça sobre o ocorrido e imaginando julgamentos na cabeça dela. 

Sensação de constrangimento

As pessoas com transtorno de ansiedade social tendem a se sentir bastante constrangidas, imaginando que todos estão olhando para elas e a julgando.

Ansiedade falta de ar: saiba como controlar o estresse

Flashbacks

Sofrer com flashbacks com lembranças passadas é um grande desafio por quem sofre de ansiedade. 

Crises de pânico

Os ataques de pânico acompanhados de sintomas físicos, como aceleração cardíaca, problemas respiratórios,  formigamento ou dormência nas mãos, fraqueza, sudorese, tontura, dor de estômago e sensação de muito calor ou frio.

 

Perfeccionismo

A busca pela perfeição está relacionada à ansiedade, já que a pessoa está constantemente se julgando ou com muito medo de cometer erros.

Ataques de dúvida

Incerteza que vira uma obsessão e ataques de dúvidas sobre a própria identidade, os relacionamentos pessoais ou a capacidade profissional são sintomas claros de pessoas ansiosas. 

Comportamento compulsivo

Movimentos repetitivos compulsivos visando tentar escapar da ansiedade é um distúrbio quando a pessoa sofre de ansiedade.

Veja também

Chá de hortelã: Alivio natural da ansiedade, rinite e gases

Chá de hortelã possui benefícios impressionantes, Alem de ser um natural da ansiedade, rinite e gases, existem outros, confira

Ansiedade falta de ar: saiba como controlar o estresse

Sente falta de ar? Pode ser alguma questão emocional!

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: