Anti-inflamatório para dente: o que usar para aliviar a dor?
Confira os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente
publicado em: 06/07/2022Anti-inflamatório para dente: alguns remédios são indicados como uma boa opção para aliviar a dor de dente, já que atuam no local da dor criando uma ação anestesiante ou diminuindo a inflamação. São os casos dos anestésicos locais, os anti-inflamatórios e os analgésicos.
Mas é importante ressaltar que esses remédios não tratam a causa da dor de dente e nem a infecção, e só devem ser usados após a orientação do médico ou quando não existir suspeita de um problema mais grave. Consulte sempre um dentista para avaliar o dente afetado e receber a indicação do tratamento mais adequado.
Anti-inflamatório para dente
Confira abaixo anti-inflamatório para dente mais utilizado em casos de problemas:
Ibuprofeno
É um anti-inflamatório para dente indicado por agir na redução da produção de substâncias que causam a inflamação, atuando também como analgésico, reduzindo a dor de dente. É encontrado na forma de comprimido, sendo indicado para a dor de dente 1 ou 2 comprimidos de 200 mg de 8 em 8 horas, após as refeições, com dose máxima de 3.200 mg (5 comprimidos) por dia.
O ibuprofeno não deve ser usado por mulheres grávidas, mulheres amamentando bebês menores de 6 meses, pessoas que possuem alergia ao ibuprofeno, pessoas com gastrite, úlcera gástrica, sangramento gastrointestinal, asma ou rinite. Consulte sempre o dentista para garantir o uso seguro do remédio.
Extração de dente: quando é de fato necessária?
Naproxeno
Também é anti-inflamatório para dente que possui ação analgésica e age na dor. Ele é encontrado em forma de comprimidos em duas doses diferentes: revestidos de 250 mg, recomendada para adultos através de 1 comprimido de 250 mg 1 a 2 vezes por dia (máximo 2 comprimidos de 250 mg por dia) e também os revestidos de 500 mg, recomendada para adultos o uso de 1 comprimido de 500mg 1 vez ao dia (dose máxima de 1 comprimido de 500 mg por dia).
O naproxeno não deve ser usado por pessoas que passaram por cirurgia cardíaca, por mulheres grávidas, mulheres que estejam amamentando crianças com menos de 2 anos de idade e pessoas com doenças no estômago, como gastrite ou úlcera gástrica. Consulte o dentista antes de tomar o naproxeno.
Ácido acetilsalicílico
O ácido acetilsalicílico também é conhecido como aspirina, podendo ser usado como um anti-inflamatório para dente. A ação dele ajuda a reduzir a produção de substâncias que causam a inflamação e também age como analgésico, ajudando a reduzir a dor. É encontrado através de comprimidos de 500 mg, com dose recomendada para adultos de 2 comprimidos a cada 8 horas ou 1 comprimido a cada 4 horas, após a alimentação. A dose máxima é de 8 comprimidos por dia.
A aspirina não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, grávidas, pessoas com problemas no estômago ou no intestino, como gastrite, colite, úlcera ou sangramentos e pessoas que usam regularmente a aspirina como anticoagulante ou a varfarina.
Por ser vendido em farmácias e drogarias sem receita, ele é de fácil acesso, mas lembre-se que é aconselhado consultar o dentista para garantir o uso seguro.
Em caso de não ter melhora com o uso dos remédios para dor de dente, consulte o dentista para fazer o tratamento mais adequado. Esse artigo não substitui a consulta médica, sendo apenas de caráter informativo.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!