O que é Carne no nariz? Veja causas e tratamentos
Saiba as principais causas e os tratamentos mais comuns para a carne no nariz
publicado em: 14/07/2022Carne no nariz (ou carne esponjosa no nariz) é o nome chamado para o surgimento do inchaço das adenoides ou dos cornetos nasais, estruturas da parte interna do nariz que, quando estão inchadas, dificultam a passagem do ar para os pulmões. Quando a pessoa possui, é bastante comum que ela respire a maior parte do tempo pela boca, evitando inspirar pelo nariz.
Um otorrinolaringologista deve ser consultado para iniciar o tratamento adequado, que geralmente é uma cirurgia ou medicamentos anti-inflamatórios e anti-alérgicos.
Carne no nariz
Causas
Durante a infância, o surgimento da carne no nariz é provocada pelo aumento das adenoides, glândulas do sistema imunológico que crescem até os 6 anos e depois desaparecem. Nos adultos, a carne no nariz pode ser causada pela hipertrofia de cornetos, um inchaço dos cornetos nasais responsáveis por filtrar e umidificar o ar que entra pelo nariz.
Algumas pessoas também podem nascer com carne no nariz devido a fatores genéticos ou alterações do desenvolvimento destas estruturas.
Anti-inflamatório para dente: o que usar para aliviar a dor?
Principais sintomas
Veja os principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com carne esponjosa no nariz:
Roncos;
Sensação de nariz sempre entupido;
Respiração pela boca;
Sono inquieto;
Pausa na respiração durante o sono;
Mau hálito;
Lábios secos ou rachados;
Infecções frequentes de garganta e ouvido;
Resfriados frequentes;
Crescimento de dentes tortos;
Voz fanha.
Consulte sempre um pediatra, clínico geral ou um otorrinolaringologista para fazer um exame e saber se está com carne no nariz ou não.
Tipos de tratamento
Veja os tratamentos mais comuns:
Uso de medicamentos - alguns medicamentos como corticoides, remédios anti-inflamatórios e anti-alérgicos são indicados para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica. Os antibióticos são indicados pelos médicos quando a pessoa contraiu alguma infecção bacteriana na amígdala;
Cirurgia - é recomendado quando a carne no nariz prejudica a passagem do ar. A adenoidectomia é a cirurgia de retirada das adenoides e a turbinectomia é a retirada parcial ou total dos cornetos nasais;
Tratamento natural - uma dieta saudável, rica em alimentos que contém ômega 3, podem ajudar a aumentar a imunidade, além de ter ação anti-inflamatória.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!