Cerveja é bom para quê? Descubra 10 benefícios da bebida
Cerveja pode reduzir estresse, aumenta fertilidade e até diminui a insônia
publicado em: 21/12/2021Cerveja é bom para quê? Além de uma simples bebida, cientistas apontam para alguns benefícios que a cerveja pode trazer para as pessoas (consumida com moderação, é claro). Seja na praia, no almoço de família, no futebol com os amigos ou pós-trabalho, a cerveja está presente na rotina de muitas pessoas.
De estimular o cérebro à fortalecimento dos ossos, confira algumas características para quem é amante da 'loira'.
Cerveja é bom para quê? Confira alguns benefícios
Inteligência
Consumir algumas cervejas estimula a inteligência humana. Pelo menos é a conclusão que os pesquisadores de Illinois chegaram após desafiarem homens em um jogo de quebra-cabeças. Os que beberam cervejas conseguiram montar as peças muito mais rápidos do que aqueles que não ingeriram uma gota da bebida.
Barriguinha de chopp é mito?
A doutora Kathryn O’Sullivan, da Scientific Review, conduziu uma pesquisa no qual que a tão falada 'barriguinha de cerveja' na verdade é um mito.
“Se você beber muita cerveja você vai criar uma barriga, mas é a mesma mesma barriga de alguém que beba a mesma quantidade de vinho”, disse ela.
Segundo Kathryn, a cerveja é menos calórica que um suco de laranja ou vinho, por exemplo.
Não substitui, mas hidrata igual água
Manuel Castillo, pesquisador da Universidade de Granada, divulgou um estudo no qual mediu como o corpo humano reagia à ingestão de água ou cerveja depois de um grande esforço físico. O resultado foi que a cerveja não prejudica a hidratação e o efeito é o mesmo que beber água.
Coração e colesterol bom
O consumo de cerveja, desde que moderado, pode diminuir o risco de ataques cardíacos e doença cardiovascular. Além disso, até dois copos por dia podem ajudar a elevar os níveis do "colesterol bom", o HDL, responsável para desobstrução das artérias.
Estimula o cérebro
Alguns estudos apontam que a cerveja pode controlar o desenvolvimento do Alzheimer e outras demências. O risco de um bebedor moderado desenvolver alguma doença mental reduz para 20%.
Quem já tomou uma cervejinha e dormiu feito um anjo? Pois é, os lúpulos presentes na cerveja ajudam a combater a insônia, proporcionando uma boa noite de sono.
Aumento de vitamina
A cerveja contém vitaminas B12 e ácido fólico. Além disso, uma pesquisa holandesa apresentou um resultado que mostra que 30% dos bebedores de cerveja elevaram os níveis de vitamina B6.
Drink simples: aprenda a fazer o Carajillo, bebida de licor com café
Menor risco de Diabetes
O álcool pode aumentar a sensibilidade à insulina, ajudando a proteger o organismo contra o diabetes.
Ossos fortes
Um estudo feito em 2009 pela Universidade de Tufts mostrou que a cerveja possui altos níveis de silício, que está associado à saúde dos ossos. Pessoas mais velhas que consumiam até dois copos de cerveja por dia tinham uma densidade óssea maior. Mas um consumo elevado apresenta maior risco de fraturas.
Rins trabalham mais
Por possuir bastante água em sua composição, a cerveja ajuda no funcionamento dos rins, já que a desidratação ocasiona o aumento de desenvolver pedra nos rins. Além disso, a bebida faz a pessoa urinar bastante, funcionando como diurético e fazendo a lavagem da bexiga.
Vida longa!
Atenção bebedores moderados de cerveja! Vocês apresentam riscos menores de sofrerem de doenças cardíacas, diabetes e derrames. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) aponta que degustar de uma boa cerveja faz você ter uma vida mais longa e divertida.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!