Curiosidades

O que é chuva de meteoros e como se forma o fenômeno?

A chuva de estrelas cadentes aconteceu no mês passado e foi uma das mais visíveis do ano, chegando a mais de 100 meteoros por hora

publicado em: 27/09/2022

Chuva de meteoros (chuva de meteoros Perseidas) foi um fenômeno que aconteceu nesse ano de 2022 que chegou a uma cadência de 150 meteoros por hora. As Perseidas são conhecidas também por suas bolas de fogo, explosões de luz e cor que podem persistir por mais tempo do que o rastro médio dos meteoros. Segundo a Nasa, esses rompimentos de luz maiores se originam de grandes pedaços de detritos cometários.  

O fenômeno da chuva de meteoros nesse ano ocorreu entre meados de julho e início de setembro, mas seu pico aconteceu no meio de agosto (12 e 13), que foi quando a Terra passou perto de trilhas de detritos deixados por um cometa. 

 

Chuva de meteoros

A chuva de meteoros é criada por detritos originados por cometas. O astrofísico Renato Las Casas, divulgador científico e professor aposentado de astronomia na Universidade Federal de Minas Gerais, explica esse fenômeno e como ele surge:

Um cometa é basicamente uma pedra de gelo, dióxido de carbono e detritos, que são rochas de tamanhos variados. Durante sua órbita, esse gelo derrete e vai soltando as pedras em seu caminho.

Quando a Terra passa próximo a um acúmulo desses detritos, eles interagem com a atmosfera.

A Nasa informou que o cometa responsável pela chuva de Perseidas é o 109P/Swift-Tuttle, onde o seu núcleo tem 26 quilômetros de diâmetro , o que é quase o dobro do tamanho do asteroide que resultou no desaparecimento dos dinossauros. Esse cometa leva 133 anos para completar uma órbita ao Sol, e visitou o Sistema Solar interno pela última vez em 1992.

 

A chuva de meteoros Perseidas 2022 foi melhor visualizada no Hemisfério Norte, nas horas antes do amanhecer. Porém, no Hemisfério Sul também foi possível visualizar as estrelas cadentes de Perseidas nas primeiras horas da madrugada, na direção da constelação de Perseu.

chuva de meteoros
Foto: PETR HORÁLEK EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY (ESO)

Como assistir a próxima chuva de meteoros

Bem, quem perdeu a chuva de estrelas cadentes de Perseidas, fica a dica para assistir uma próxima oportunidade desse e de outro fenômeno astronômico:

  • Ir sempre para um lugar em que a iluminação artificial das cidades não atrapalhe;

  • Procurar um lugar mais escuro possível, a ponto da pupila dilatar;

  • Quanto menos fontes de iluminação, mais as luzes do céu se destacam;

  • A Lua Cheia pode atrapalhar, pois ela é muito iluminada e diminui o contraste das outras luzes do céu.

Ver mais: Confira essa e mais curiosidades clicando aqui.

Veja também

Confira 10 curiosidades sobre a borboleta

Um dos insetos mais famosos do mundo, a borboleta é cheia de curiosidades no qual você precisa conferir!

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: