Curiosidades

Comida japonesa: entenda os principais nomes dos pratos

Veja os principais pratos da culinária japonesa

publicado em: 13/05/2023

Comida japonesa nomes: a culinária do Japão apresenta uma grande variedade de pratos e sabores únicos, bastante apreciado e cheio de riquezas históricas. Ela foi incluída pela Unesco na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2013.

Durante muito tempo, a culinária japonesa (washoku) se inspirou na chinesa, até adquirir sua própria identidade. O Japão sofreu com a escassez de alimentos e, por estarem rodeados de oceanos, os japoneses viviam da caça e da pesca a grande saída para o problema, o que justifica a quantidade de pratos à base de peixes e frutos do mar.

Por influência de outros países ao longo dos anos, os novos itens ganharam espaço no menu japonês, como arroz, verduras e outros tipos de carnes. No início do século XX, os japoneses chegaram ao Brasil e trouxeram cultura e, claro, a culinária. 

Veja abaixo mais sobre "Comida japonesa nomes".

Comida japonesa nomes

Veja abaixo mais sobre comida japonesa nomes,  com pratos composto por ingredientes ricos em nutrientes e com menu bastante vasto.

Sushi

Sushi significa azedo e é um bolinho de arroz enrolado com uma alga. No seu interior, ingredientes como frutos do mar, peixe e vegetais. Ele varia dependendo do recheio escolhido. 

Veja também: Como fazer sushi de maneira prática.

Sashimi

Sashimi significa carne perfurada (sashi = perfurada + mi = carne) e é um prato que traz tiras finas de peixe cru (geralmente salmão) atum e outros peixes. Não é consumido com arroz, mas pode ser acompanhado de alga, molho shoyu e wasabi.

Guioza

O guioza (ou gyoza) é atribuído originalmente como um prato chinês, sendo um pastel frito ou cozinho no vapor, feito com uma massa bem fina com recheio de carne de porco moída ou legumes (repolho e cebolinha). Geralmente é servido com molho shoyu.

Tempurá

O significado da palavra tempurá ainda não é claro, embora a versão mais comum vem do termo “tempora”, que significa “um período de tempo”, por conta da quaresma, período no qual os portugueses católicos não podem consumir carne vermelha. 

É um prato de massa fluida, feita à base de farinha de trigo e frita, que pode ser composta apenas de legumes (cenoura, abóbora, berinjela, repolho, brócolis, entre outros) ou por frutos do mar, como camarão. O tempurá vem acompanhado de molho. 

Harumaki

Conhecido rolinho primavera, o harumaki é uma massa leve feita à base de farinha de trigo e recheada com ingredientes variados, podendo ser doces ou salgados.

Yakissoba

É a junção de yaki (assar) e soba (macarrão), um prato feito com macarrão refogado com legumes e carnes, que podem ser de boi, frango e porco. 

Temaki

É um tipo de sushi, sendo que “te” significa “mão” e “maki”, “enrolado”. Um cone feito de algas secas e crocantes que pode trazer diferentes recheios, embora os mais comuns são atum, pepino, kani e salmão cru ou grelhado, todos com arroz. Acompanha molho shoyu. 

Shimeji na chapa

É um cogumelo macio e servido na entrada ou como acompanhamento. Frito na manteiga, é regado com molho shoyu e decorado com cebolinha.

comida japonesa nomes
Foto: Elen Venâncio Rio

Veja mais sobre "Comida japonesa nomes":

Missoshiru

Missoshiru significa caldo de soja fermentada (misso é “soja fermentada” e shiru é “caldo”). É servida quente, antes do prato principal ou no café da manhã, sendo uma sopa feita à base de pasta de soja, dashi (caldo de peixe) e tofu. 

Hot Roll

Invenção da Califórnia, é um Sushi empanado e frito, consumido quente ou frio. É feito com alga, arroz para sushi, salmão (no Brasil leva cream cheese).

Lámen

Feito à base de farinha, água e sal, a massa é servida numa tigela acompanhada de ovo, frango, alga, peixes brancos e molho.

Robata

Robata, que quer dizer “ao redor do fogo” e pode ter diferentes opções como carne, frango e camarão. 

Sunomono

Sunomono significa coisas avinagradas e é um aperitivo feito com pepino japonês cortado em tiras bem fininhas e temperado com sementes de gergelim preto ou branco, sendo acompanhado de um molho à base de vinagre de arroz.

Gohan

Arroz japonês com grãos bem curtos e que dão consistência grudenta após o cozimento, facilitando assim o uso do hashi (os famosos pauzinhos) na hora da refeição.

Teppan

Os alimentos são grelhados numa chapa de ferro de alta temperatura e possui diversas opções como anchova, frango, salmão e filé mignon.

Niguiri

Composta por uma porção pequena de arroz coberta por pedaços de peixes e outros frutos do mar. 

Edamame

O edamame (eda = galho + mame = feijão) é servido como aperitivo, podendo ser cozido na água ou o vapor e ser consumido quente ou frio.

Salada Massao

Opção de entrada, a salada Massao contém tomate, escarola, repolho, batata palha e molho “secreto”, feito à base de cenoura.

Hossomaki

Esta é uma espécie de enrolado de sushi mais fininha e que leva arroz, alga e um recheio que pode ser peixe, vegetal, fruto do mar, entre outros.

Uramaki

Este é o famoso sushi invertido: arroz (gohan) por fora e a alga segura firmemente o recheio que pode ser cru ou grelhado. 

Banana flambada

Banana lavada ao fogo numa calda feita com açúcar, manteiga, conhaque e suco de laranja e servida com sorvete. 

Veja também

Aprenda como fazer arroz para sushi

Veja como fazer o arroz para sushi, tekamaki e uramaki

7 lugares para aproveitar rodízio de sushi no Rio de Janeiro

Você gosta da culinária oriental e vai viajar para o Rio? Veja 7 bons lugares para comer comida japonesa no Rio de Janeiro

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: