Gastronomia

Como cozinhar feijão: veja um guia prático para iniciante

Confira um guia para quem quer cozinhar feijão com facilidade

publicado em: 06/07/2022

Como cozinhar feijão: uma dos alimentos mais presentes no cardápio do brasileiro, o feijão combina com diversos pratos do nosso dia a dia. Porém, muitas pessoas têm dificuldade, dúvida ou até mesmo medo de usar a panela de pressão.

Se você se encaixa em um desses caso, separamos aqui algumas dicas de como cozinhar feijão de uma maneira simples.

 

Como cozinhar feijão

Veja abaixo um passo a passo de como cozinhar feijão.

Primeiro passo: planejamento e molho do feijão

Para que o feijão saia perfeito, é necessário deixar os grãos de molho para cozinhar melhor, mais rápido e eliminar as substâncias que causam indigestão. Durante o processo de deixar o feijão de molho, troque a água pelo menos uma vez. Deixe o feijão de molho entre 6 e 12 horas. Se você deseja cozinhar pela manhã, já deixa o feijão de molho à noite. 

como cozinhar feijão
Foto: Guia dos Solteiros

Siga o seguinte passo a passo:

  • Separe a quantidade de feijão a ser cozido;

  • Lave em água corrente;

  • Coloque o feijão em uma vasilha e cubra com água;

  • Descarte o feijão que por acaso comece a boiar;

  • Troque a água pelo menos uma vez durante esse processo.

 

Uma dica bacana para o molho do feijão é adicionar gotas de suco de limão ou mesmo rodelas da fruta. Isso ajuda a garantir que todos os nutrientes permaneçam nos grãos de feijão, facilita a digestão e evita gases e má digestão.

Segundo caso: como cozinhar feijão

Descarte a água do molho e leve o feijão para a panela de pressão. Para cada xícara de chá de feijão, coloque 3 xícaras de chá de água. A partir do momento que a panela pegar pressão, você começa a contar o tempo de cozimento. Geralmente, leva de10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão. Após o tempo, espere a pressão da panela sair e se prepare para temperar o feijão..

A panela de pressão gera uma economia de tempo enorme ao cozinhar o feijão. Porém, se você não se sente confortável em usá-la, saiba que a panela convencional pode ser usada para cozinhar o feijão sem prejudicar no sabor. A medida muda, sendo uma proporção de 8 xícaras de água para cada uma de feijão.

 

Para cozinhar o feijão em uma panela convencional, você levará em torno de 45 minutos a uma hora, podendo controlar a textura ideal do feijão e desligar na hora certa.

Uma dica é não usar o tempero na hora de cozinhar seu feijão, podendo assim variar os sabores e controlar o sal na hora de finalizá-lo. Você pode usar uma folha de louro durante o cozimento, dando assim aroma para o feijão.

Batata Rosti fácil: aprenda receita

Terceiro passo: temperando o feijão

Agora que você já tem o feijão cozido, é hora de temperá-lo. Você pode usar a sua criatividade para isso, refogando com temperos de sua preferência. Veja alguns mais utilizados:

  • Alho;

  • Cebola;

  • Pimentão;

  • Salsão.

O bacon e linguiça calabresa podem trazer um sabor extra para o seu feijão. Refogue todos os ingredientes até eles ficarem fritos, despeje uma concha de feijão e amasse os primeiros grãos, fazendo com que o caldo fique mais grosso e concentrado.

 

Logo depois, despeje o resto do feijão e coloque a água do cozimento aos poucos até chegar na quantidade desejada. 

Veja outros temperos para feijão:

  • Cominho;

  • Orégano seco;

  • Pimenta-do-reino;

  • Pimenta calabresa;

  • Sal.

Deixe o feijão ferver até o caldo engrossar e está pronto para servir. Para finalizar, você também pode adicionar cebolinha, salsinha e coentro picado de forma bem miúda.

Veja também

Churrasco na Airfryer: 5 receitas para você aprender a fazer

Separamos 5 receitas de churrasco na airfryer para quem busca praticidade

Espetinho para churrasco: confira 3 receitas para fazer em casa

Confira o passo a passo de como fazer espetinho de churrasco

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: