Como cozinhar pinhão de maneira fácil e prática
Veja que cozinhar pinhão é uma tarefa mais fácil do que se pensa
publicado em: 13/07/2022Como cozinhar pinhão de um jeito fácil e que deixe ele molinho e fácil de descascar? Acha difícil? Então fique por aqui e veja que essa tarefa é mais fácil do que se pensa.
Pinhão é uma semente da araucária, árvore símbolo da Região Sul do Brasil. Essa sementinha tem baixo índice glicêmico, proporcionando uma energia de liberação lenta, sendo uma ótima opção de lanche pré-treino.
Por não ser gorduroso e rico em fibras, o pinhão ajuda no fluxo intestinal e a fornece muita saciedade. Porém, é um alimento calórico, com aproximadamente 194 kcal a cada 100 gramas.
Veja abaixo como cozinhar pinhão e experimente fazer em casa.
Como cozinhar pinhão
Com o pinhão cozido, você pode preparar diversas receitas como bolo, farofa, arroz temperado ou usar como petiscos. Veja abaixo como cozinhar pinhão.
Separem o pinhão, a água e o sal. Após isso, veja com passo a passo:
Lave bem as sementes em água corrente, coloque dentro de uma vasilha com água e os que boiarem estão estragados, descarte-os;
Coe toda a água e corte as pontinhas do pinhão (se desejar), para facilitar na hora de descasca-los;
Transfira o pinhão para uma panela de pressão e adicione cerca de 3 a 4 colheres de sopa de sal;
Cubra com mais ou menos 3 dedos de água acima do pinhão e tampe;
Feche a panela e leve para cozinhar em fogo alto e deixe pegar pressão;
Abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 40 minutos;
Desligue a panela, espere a pressão sair sozinha e retire apenas o que irá consumir imediatamente;
Corte o pinhão com um cortador próprio ou morda a ponta mais grossa com os dentes e aperte o pinhão empurrando até que ele saia pela outra ponta.
Como cozinhar feijão: veja um guia prático para iniciante
Ah, o pinhão muito tempo fora da água quente irá ficar com a casca dura. Então, só retire o que for ser consumido. Além disso, não se preocupe com o sal na hora de cozinhar, pois a semente tem uma casca dura que dificulta mais a penetração do sal.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!