Diferença entre chopp e cerveja: descubra aqui!
Você sabe a diferença entre chopp e cerveja? Descubra aqui agora
publicado em: 11/03/2022Diferença entre chopp e cerveja, você sabe qual é? Quem aprecia tanto a cerveja quando o chopp sabe citar algumas das principais diferenças entre as bebidas. Sabor mais leve, texturas diferentes... são várias características que diferem uma bebida da outra. Bora então descobrir a diferença entre chopp e cerveja?
Diferença entre chopp e cerveja: descubra agora!
Aqui no Brasil, a cerveja armazenada sob pressão (barril) é chamada de Chopp. A palavra "Chopp" vem da palavra em origem alemã chamada schoppe, que significa “copo de meio litro”. Então acredita-se que esse costume veio após imigração alemã em nosso país.
Mas há diferença entre a cerveja sob pressão (Chopp) e a cerveja de garrafa ou lata? Sim, existe. Veja quais:
Ingredientes e pasteurização
Tanto o chopp quanto a cerveja têm os mesmos ingredientes de acordo com a legislação brasileira, mas a diferença principal entre as duas bebidas é a pasteurização, que é um processo de esterilização responsável por acabar com micro-organismos prejudiciais à saúde. As Cervejas duram cerca de 8 meses porque são pasteurizadas, enquanto o chopp pode ser armazenado em refrigeração por 45 dias e consumido em cerca de 5 dias após aberto, já que não passa por esse processo.
Fermentação e espuma
A cerveja geralmente é colocada em garrafas, enquanto o chopp é armazenado em barris de 50 litros pressurizados com gás carbônico, pronto para ser extraído pelas torneiras. Isso faz com que o chopp tenha uma fermentação prolongada e mais espuma, formando aquele “colarinho” no copo.
Como beber sem ficar de ressaca?
Sabor
O chopp costuma ter o gosto mais leve que o da cerveja, devido ao processo de pasteurização.
Valor alcoólico
O chopp não tem o teor alcoólico mais baixo que o da cerveja como todo mundo acredita. As duas bebidas possuem os mesmos ingredientes e o processo de pasteurização não muda na quantidade de álcool.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!