Roteiros Imperdíveis

La Casa Rosa (Casa Rosada): conheça a história da Argentina de perto

Ocupa o espaço onde foi construído o Forte de Buenos Aires em 1580

publicado em: 10/05/2023

Casa Rosada (La Casa Rosa) é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires, que tem a cor aproximadamente rosa. Lá também fica localizado o Museu da Casa do Governo, com material relacionado aos presidentes do país.

Para quem desejar conhecer, ela fica localizada em Buenos Aires, em frente à Praça de Maio (Plaza de Mayo), na Calle Balcarce 50, no distrito de Monserrat. Olhando para o outro lado da praça, é possível ver a Avenida de Mayo, que liga a sede do Governo a outro importante marco histórico: a Praça do Congresso Nacional (Palácio do Congresso). Também é possível observar do local o Obelisco da Avenida 9 de Julho e a Catedral Metropolitana. 

Desde1942 La Casa Rosa (a Casa Rosada) foi declarada Patrimônio Histórico Nacional.

Cara Rosada (La Casa Rosa)

A Casa Rosada (La Casa Rosa) é uma bela construção da cidade de Buenos Aires. É lá nesse palácio que fica a Sede do Governo Nacional, declarado Museu Histórico Nacional em 1942. Localizada em frente à histórica Plaza de Mayo (Praça de Maio), forma um dos cartões-postais da capital portenha.

A atual Casa de Gobierno está onde já foi o Forte de Buenos Aires, ainda na época colonial. Após reformas e adaptações, serviu de residência para governadores e vice-reis espanhóis. Após a independência e algumas outras reformas, recebeu as autoridades dos diferentes governos do país e o primeiro presidente da Argentina, Bernardino Rivadavia.

A construção começou em 1873, quando foi erguido o edifício dos Correios e Telégrafos projetado pelo arquiteto sueco Carlos Kihlbrg. Seu desenho mistura é uma mistura do neorrenascimento italiano com detalhes afrancesados, encomendado pelo então presidente Domingo F. Sarmiento. Aliás, foi ele quem decidiu pela primeira vez pintar o edifício de rosa.

La Casa Rosa
Foto: Culture Trip

Há duas versões que explicam o motivo da escolha da cor rosa: a primeira é que na época era comum pintar os edifícios com uma mistura de cal e sangue animal, o que chegava no tom rosado. A segunda se dá pela intenção de unir, como símbolo de paz, as cores que representavam as duas facções locais que se enfrentaram durante anos em guerras civis: os unitários (branco) e os federais (vermelho).

A Casa Rosada nos dias de hoje

Por questões estéticas e de pouco espaço, ficou decidido que era melhor incorporar o edifício dos Correios ao da Casa de Governo. A tarefa foi encomendada ao arquiteto italiano Francisco Tamburini, o mesmo que criou o projeto original do Teatro Colón e outros.

Com isso, os dois edifícios foram unidos então por um pórtico, onde hoje é a atual entrada da Casa Rosada, de frente para a Praça de Maio. O antigo Forte foi encerrado de vez, podendo ser visto apenas alguns muros e uma fenda no Museu do Bicentenário.

Como visitar

Sabia que é possívle visitar a Casa Rosada? Há vários setores do local abertos à visitação, como o Salão dos Patriotas (com pinturas e retratos de líderes latino-americanos), o Salão das Mulheres Argentinas do Bicentenário (dedicado a mulheres que se destacaram na história do País), o Salão Branco (local onde passaram importantes personalidades da história argentina e de outros países), a sala presidencial e o Salão Sul, além de outros.

Também é possível ir até à sacada que dá à Praça de Maio, testemunha de importantes momentos da história do País. Imperdível!

  • As visitas guiadas à Casa Rosada acontecem nos finais de semana e feriados, das 10h às 18h;

  • Elas são gratuitas;

  • Acontecem em Inglês, Espanhol e português (confira no site as turmas e idiomas disponíveis);

  • Agende com antecedência.

  • O calendário de marcação para visita é liberado somente 15 dias antes da data desejada.

Para informações e reservas, acesse o site da Cara Rosada.

Veja também

Argentina ao natural: cinco roteiros para aproveitar o país vizinho e fugir de aglomerações

Da história em Santiago del Estero aos lagos patagônicos, listamos lugares que funcionam como alternativa aos destinos mais concorridos

Confira algumas curiosidades culturais da Argentina

Veja alguns fatos curiosos sobre a Argentina antes de embarcar para o país

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: