Maria e João: o conto das bruxas; vale a pena assistir?
A história de dois irmãos que se arriscam em uma perigosa floresta em busca de suprimentos está disponível em plataformas de streaming
publicado em: 08/02/2022Maria e João: O Conto das Bruxas narra a história de Maria, que leva seu irmãozinho João a um bosque escuro atrás de comida e trabalho. Até que eles encontram Holda, uma misteriosa e estranha mulher que vive em uma floresta e é aí que começam os problemas dos dois.
O filme é uma referência ao clássico da literatura, João e Maria, mas a inversão até do título para Maria e João é justificado por dar espaço para a personagem feminina do conto. Assim como no original, a história tem a presença sombria de uma casa de bruxa e a história de que ela atrai crianças para transformá-las em refeição.
Maria precisa percorrer a floresta escura e sombria com seu irmão, João, após a mãe deles exigirem que Maria tenha responsabilidades precoces e incômodas. Ela inclusive passa a trabalhar na casa de um homem mais velho que a enxerga como seu brinquedo sexual.
Maria e João: vale a pena assistir?
Já que depois uma pequena sinopse do que se trata o filme, vamos agora falar dos elementos dessa produção. A direção fotográfica do longa é muito boa, mostrando um visual impecável. Nas cenas da casa e da floresta, os ambientes de cores frias junto com as formas triangulares do local escuro fazem total diferença para quem está assistindo.
Maria e João narra a história sempre pelo olhar da protagonista, contando com algumas cenas de tensão e um desenrolar do enredo bem sutil. A produção também faz questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade, mostrando que ela tem poder e não precisa seguir uma série de regras que são impostas pela sociedade. Maria por exemplo tem cabelo curto, diferente do estereótipo que julgam ser uma mulher. Ela também recusa um trabalho onde seria assediada, mesmo que isso fosse trazer segurança e conforto para a sua família. Ela escolhe passar fome a se submeter à exploração corporal. Situações como estas explicam o porque é “Maria e João”, e não "João e Maria".
O filme é classificado como terror e terror fantástico, mas não espere muitos sustos ou momentos de grandes tensões. Em resumo, é uma produção de espetáculo visual e um trabalho de adaptação muito bom, ainda mais para quem está cansado de ouvir a mesma narrativa sendo contada há décadas. Se antes as histórias eram pra ser contadas com o intuito de criar medo e alertar as pessoas, Maria e João tentam mudar uma realidade e emancipar tudo que precise ser emancipado.
Maria e João está disponível no Prime Video, TeleCine Play, NOW e GloboPlay.
Um lugar silencioso 1: confira trailer do longa, disponível na Netflix
Opiniões sobre Maria e João
Veja algumas opiniões na internet sobre o filme Maria e João.
Carlos Souza
Uma ótima adaptação do conto dos Irmãos Grimm. Não trata-se de remake do filme de 2013, esse é baseado no conto e não tem nada haver com aquele, que parece ser mais um filme de aventura no melhor estilo Van Helsing. O filme é sombrio e possui uma trilha sonora que por si só já causa desconforto, o filme não possui muito gore, tirando as cenas finais. Aqui, quem vence é o mal, apesar de muitos acharem que Gretel mata a bruxa no final, na realidade ela apenas torna-se sua substituta. Gostei...
Johnny Mendes
Filme com uma pegada mais madura sobre a história de "João e Maria" e foca na personagem feminina, porém deixa muitos vácuos no decorrer da história e esfria o espectador com quebras de cenas. Resumindo: terrível, prefiro João e Maria - Caçadores de Bruxas (2013).
Alair Ribeiro
Gostei do filme. Sai do tradicional e mostra um conto mais atual.
Peterson Abreu
Filme muito fraco. Decepção total.
Sophia Couto
Fiquei apreensiva no início. O filme é bastante interessante.
Fernanda Serafim
Filme fraco, sem emoção alguma. Só foca na Maria. A sensação q tive foi que o clímax do filme ainda ia chegar. Mas não chegou nunca!
Claudio meireles
O filme não consegue ter uma classificação definida, pois você não se sente em um filme de terror, não se sente em um filme de fantasia e muito menos em filme de mistério. A única parte que gostei do filme foi quando mostrou de onde vinha a comida da casa da bruxa. Tinha criado uma boa expectativa com esse filme mas me decepcionei muito, sugiro verem o João e Maria de 2013, com Jeremy Renner (nota: nesse filme o João tem diabetes de tanto ter comido doces, kkkk), que tem o estilo do Van Helsing, mas pelo menos você sabe que tipo de filme vai ver do começo ao fim.
Brunu Mitty
Maravilhoso filme...
Eric Gomes
Acho que o pessoal não entendeu nada desse remake. Amei o filme! Fotografia, história, personagens, direção de arte maravilhosa. Fiquei maravilhado com as imagens e com as cenas. Insano, lindo e macabro ao mesmo tempo. Para quem não viu: assita sem preconceito e não espere terrorzão e sustos.
Teresa Maria Siewerdt
Pra quem só está buscando apenas um filme de terror vai se decepcionar, ele é muito mais do que isso, uma interpretação brilhante e densa do do que há por trás dos contos de fada, e nesse caso , ao inverter o nome de joão e maria, para maria e joão, ele deixa evidente a relevância da personagem feminina nesse conto, aliás, é justamente sobre o feminino e sua emancipação em relação ao poder masculino, da religião e da maternidade e da família que o filme vai construir seus enredo ... assistam para perceber outras camadas de sentidos
Duração: | 86 minutos |
Atores: | Sophia Lillis, Samuel Leakey, Alice Krige, Jessica De Gouw, Fiona O'shaughnessy |
Diretor: | Oz Perkins |
Produtores: | Brian Kavanaugh Jones, Fred Berger |
Produção: | Brian Kavanaugh Jones, Fred Berger |
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!