O que é reciclagem e saiba como descartar corretamente seu lixo
A reciclagem é um importante processo para a diminuição do lixo e da extração de recursos; saiba mais sobre esse importante tema
publicado em: 28/01/2022O que é reciclagem? Quais os seus benefícios? Como fazer de uma maneira simples e em casa? São alguns temas que pretendemos abordar aqui nesse artigo. Afinal, todo mundo joga fora em sua casa uma caixinha de leite, uma garrafa de refrigerante, um vidrinho de shampoo, um saquinho do pão, uma casca de banana etc. É uma quantidade enorme quantidade de lixo gerado todos os dias e infelizmente uma pequena parte é destinada à reciclagem.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gera 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano e apenas 3% desse lixo são destinado para a reciclagem. É pouquíssimo e pequenos atos podem contribuir para mudar esse número. A reutilização das embalagens e a reciclagem contribuem e muito para um mundo mais bonito.
Você tem dúvidas sobre o que é reciclagem e por onde começar com essa mudança de hábito? Aqui nós vamos tentar te ajudar.
O que é reciclagem?
O que é reciclagem? Reciclagem é o processo de reaproveitar o lixo descartado, diminuindo a produção de rejeitos e evitando acúmulos do mesmo na natureza. Reaproveitando uma embalagem por exemplo, você consegue dar origem a um novo produto ou matéria-prima a partir disso, reduzindo e muito o impacto ambiental. A reciclagem é um processo que começa na separação do lixo por material e termina na transformação final de outro produto.
Claro que a reciclagem não é a única maneira para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, mas é uma medida importantíssima para evitar que novos rejeitos sejam jogados na natureza e pela procura por novas matérias-primas. Você reaproveita os resíduos e as industrias evitam de extrair novos recursos da natureza.
Indo além, com a reciclagem você evita o acumulo de lixo na natureza, a exploração de recursos naturais e ainda movimenta a economia, já que existem muitas empresas especializadas nesse processo de reciclagem, gerando emprego e renda. No Brasil há diversas cooperativas de reciclagem e profissionais catadores de papel e latinha, que, embora sejam informais de trabalho, conseguem uma renda para sustentar suas famílias.
Como começar uma reciclagem em casa?
Agora que você já sabe o que é reciclagem, é hora de aprender como fazer uma. A coleta seletiva é o primeiro passo para você iniciar esse novo hábito de vida. Você pode começar separando o lixo por materiais para destiná-los corretamente para o reaproveitamento: primeiro divida o que é material reciclável e o que não reciclável, separando os recicláveis em seguida (metais, plástico, papel e vidro).
Os materiais plásticos, o ideal é lavá-los para que não fique restos do produto e dificulte na hora da triagem e o reaproveitamento do material. No caso dos vidros, lave e retire a tampa. Metais como latinhas e enlatados, o ideal é amassar para que o armazenamento seja feito de maneira menos volumosa e facilitar na hora do transporte.
Após saber o que é reciclagem, veja agora alguns materiais que são recicláveis e como fazer esse processo de maneira correta.
Papel
O papel é um material bastante utilizado no nosso dia a dia e é extraído da madeira, se transformando em cadernos, embalagens, blocos de anotações etc. Reciclando, você contribui para a diminuição de corte de árvores e evita a poluição do meio ambiente, já que o processo de fabricação envolve o uso de produtos químicos para branqueamento das folhas, além do consumo alto de energia e água.
Porém, nem todos os tipos de papel podem reciclados. Confira os tipos de papeis que podem ser reciclados:
Revistas;
Cadernos;
Jornais;
Cartazes;
Caixas de papelão;
Envelopes;
Embalagens longa vida;
Rolinho de papel higiênico etc.
E quais os tipos de papeis que não podem ser reciclados?
Papeis sujos e engordurados, como de comida, pizza e papel higiênico;
Etiquetas e fitas;
Embalagens metalizadas;
Alguns tipos de livros, como os de capa dura;
Fotografias;
Papeis contaminados etc.
Plástico PET
O PET (Polietileno tereftalato) é um dos materiais plásticos mais utilizados pela indústria e seu descarte virou algo incontrolável no meio ambiente. Ele está presente em tecidos de roupas e decoração, além de diversas embalagens como de produtos de limpeza, refrigerante, água, cosméticos, alimentos etc. Seu processo de reciclagem mais comum é o de triagem, moagem, lavagem, secagem e extrusão. Na triagem são separados os elementos que não são PETS, como os rótulos, as tampas etc, além de separados por cores.
Reciclando PETS, você contribui para a redução da procura por matérias-primas, além de uma economia de petróleo não renovável e alto consumo de energia para produção. Claro, sem falar do alto volume de lixo em aterros sanitários e rios, sempre poluídos por esse tipo de material.
Os PETS podem ser encontrados em frascos e garrafas para uso alimentício e farmacêutico, embalagens de ovo, refrigerantes e água, bandejas para micro-ondas, cosméticos, filmes para áudio e vídeo e fibras têxteis. Uma dica para identificar uma garrafa PET é olhar o seu fundo, que contém uma pequena elevação tipo uma bolinha.
O vidro é feito da fusão de matérias-primas, principalmente minerais e uma das vantagem da reciclagem desta matéria é que ela pode ser feita infinitas vezes sem perder a qualidade de origem. Por não serem biodegradáveis, os vidros permanecem na natureza por cerca de dez mil anos e sua reciclagem é importantíssima para a preservação do meio ambiente. Então JAMAIS descarte o vidro em lixo comum.
Os tipos de vidros recicláveis são:
Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
Cacos de vidros;
Potes de alimentos;
Frascos de remédios e perfumes;
Vidros planos e lisos;
Pára-brisas;
Vidros de janelas;
Pratos, tigelas e copos etc.
Alumínio
"Queridinho" do mundo da reciclagem, o alumínio (tanto a latinha quanto outros) pode ser reciclado indefinidamente sem perder a sua qualidade. O Brasil inclusive é o campeão mundial em reciclagem de alumínio, com quase 100% de índice. Reciclando, você contribui para a geração de emprego e renda, especialmente dos catadores de materiais recicláveis.
Uma curiosidade sobre o alumínio é que o seu ciclo de vida é bastante rotativo, já que uma embalagem dura cerca de 60 dias. Isto é, você comprando uma lata de cerveja por exemplo hoje no supermercado e destinando pra reciclagem, ela volta para a gôndola dois meses depois.
E reciclar latinhas é muito fácil. Basta você consumir todo o conteúdo, retirando a sobra caso haja. Depois, amasse as latinhas vazias para evitar grandes volumes e descarte no lixo reciclável destinado aos metais.
retire toda a sobra que você conseguir. Os anéis das latas devem ser retirados só caso você deseje destiná-los para outros tipos de reciclagem, para evitar sua perda durante o destino correto.
Além das comuns e clássicas latinhas, os alumínios pode ser encontrados também em esquadrias e molduras de quadros por exemplo.
Sacos e sacolas plásticas
Plásticos encontrados em sacolas de supermercados são recicláveis, embora elas sejam contadas por peso em cooperativas brasileiras. Por serem leves, não são economicamente viável, já que a sua separação, limpeza (descontaminação), espessura etc são bastante trabalhosas. Mesmo assim, não deixe de destiná-las nos locais corretos, evitando que elas tomem o caminho da natureza em rios e solos.
Embalagens de arroz, macarrão, farinha e outros também são recicláveis, sendo assim, devem ser destinados em lixeiras destinadas a produtos plásticos.
Confira os materiais que são recicláveis
Plásticos | Sacolas, sacos, tubos e canos, PETS, garrafas, isopor, embalagens de limpeza, potes de cremes e xampus, brinquedos |
Alumínios e metais | Latinhas de cerveja e refrigerante, esquadrias e molduras de quadros, tampinha de garrafa, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, marmitex, papel alumínio, cobre, prego |
Materiais ferrosos | Molas e latas |
Papel e Papelão | Jornais, revistas, folha de caderno, papelão, caixa de pizza, rascunhos, impressos em geral, papel de fax, embalagens longa-vida, rolinho de papel higiênico, cartazes |
Vidros | Potes, embalagens, copos, cacos de vidro, garrafas, frascos de remédios, |
Confira os materiais que não são recicláveis
- Cerâmicas;
- Vidros pirex e similares;
- Acrílico;
- Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)
- Papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;
- Fotografias;
- Espelhos;
- Pilhas, baterias de celular e lâmpadas fluorescentes (estes devem ser devolvidos ao fabricante);
- Fitas e etiquetas adesivas.
Algumas outras dúvidas sobre a separação do reciclável
Lavar ou não lavar as embalagens antes?
Indica-se lavar as embalagens para evitar o mau odor e a contaminação do lixo no processo de armazenamento e transporte. Fora que produtos plásticos, latas e vidros podem atrair insetos, ratos, bactérias, fungos etc.
Preciso amassar o lixo reciclável?
É bom, pois isso possibilita que você deixe o lixo compacto, com baixo volume e bem mais mais fácil de estocar e transportar depois.
Devo separar a tampa da garrafa e o lacre da latinha ?
Se você não tem destino para o lacre e para a tampa, o ideal é deixa-los sempre juntos para evitar que se percam no caminho da reciclagem. As tampas das garrafas plásticas evita também que as embalagens voltem ao tamanho original na hora que você tentar amassá-las. As de metal, as cooperativas separam com um auxílio de um imã. Mas se você pretende destiná-las diretamente para a reciclagem de metal, pode separá-las.
Se você deseja destinar os lacres das latinhas ou as tampinhas de plásticos para instituições que recebem os produtos para projetos sociais, pode separá-las. Caso contrário, mantenha para evitar que se percam e acabe parando no meio ambiente. A propósito, falaremos mais abaixo de alguns projetos sociais que arrecadam esses materiais e fazem um trabalho bem maneiro com eles.
O isopor é reciclável?
Você sabia que o isopor é um plástico inflado e que pode ser 100% reciclável? Então quando for separar o seu lixo reciclável, coloque as bandejas de isopor limpas junto com plásticos, retirando as partes metálicas, adesivos ou papel. Isso evita prejuízo à máquina que retira o ar presente em seu interior e o prepara para a reciclagem.
Outra curiosidade sobre o isopor é que, após reciclado, ele nunca volta como isopor novamente e sim novas aplicações em outro segmento. .
Qual a cor das lixeiras de reciclagem?
Azul: papel
Vermelho: plástico
Verde: vidro
Amarelo: metal
Outros materiais que podem ser destinados aos locais certos
Esponjas de Cozinha
A empresa Scotch-Brite possui um Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas, onde os clientes podem enviar gratuitamente as suas esponjas usadas para locais de coletas. Não há taxa de inscrição e o envio das remessas é pago pela TerraCycle, parceira da empresa no projeto.
Para participar do programa é muito simples e nós vamos te ensinar.
1. Colete as esponjas domésticas da marca Scotch-Brite ou de qualquer outra marca. A TerraCycle, responsável pelo recebimento dos resíduos, aceita remessas de diversos tamanhos desde que sua remessa atinja pelo menos o valor de 2 quilos ( cada unidade de resíduo equivale a 8.5 gramas);
2. Imprima uma etiqueta pré-paga no site. Se cadaste no site do projeto, acesse sua conta e solicite a etiqueta;
3. Envie sua remesa para a TerraCycle. Basta levar aos Correios mais próximos com a sua remessa devidamente empacotada e etiquetada.
Cada quantidade de ressada enviada, você transforma em pontos TerraCycle que poderão ser revertidos em doações para entidade sem fins lucrativos ou escola de sua escolha. Acesse o site da TerraCycle para saber mais.
Óleo de Cozinha
Jamais jogue óleo de cozinha pelo raro da sua pia, pois isso é bastante prejudicial ao meio ambiente e pode contaminar milhões de litros de água. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há muita diferença entre óleo e gordura, sendo a unica coisa que difere os dois é a temperatura: a 25°C, o óleo vegetal é líquido enquanto a gordura é sólida.
Armazene o óleo em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, e destine corretamente à coleta seletiva. Esse resíduo retornará em forma de sabão e de biodiesel.
Há cidades que carros de cooperativas trocam o óleo usado por produtos domésticos. Se informe do ponto de coleta mais próximo de você.
Lixo Eletrônico
Lixo eletrônico é todo um produto eletroeletrônico que parou de funcionar ou que não têm mais utilidade. Entram nessa lista celulares, computadores, baterias, pilhas, teclados, controles etc. Esses produtos tem na sua composição matérias que não são biodegradáveis (chumbo, cádmio, mercúrio etc) e podem ser desmontados, reciclados e usados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
Leve seu lixo eletrônico para pontos de coleta seletiva mais próximo de você. Os Ecopontos (como são conhecidos) estão espalhados por várias cidades e você pode achar um mais próximo através do aplicativo do Google Maps ou no site do Google, digitando “Ecoponto” na barra de pesquisa. Verifique se sua localização está ativada.
A Magalu (Magazine Luiza) disponibilizam em várias lojas um local que você pode descartar o seu lixo eletrônico. Consulte mais sobre a iniciativa no site da Magalu clicando aqui.
Projetos Sociais e locais onde você poderá destinar o seu lixo reciclável
Rio Eco Pets
O Rio Eco Pets é um projeto sem fins lucrativos criado em 2018 por quatro amigas. Elas se juntaram e decidiram coletar tampinhas plásticas para reciclar, revertendo o dinheiro em castração e cuidados veterinários de animais de abrigos e protetores cadastrados. Atuando no Estado do Rio de Janeiro, o projeto hoje conta com diversos pontos de coleta
O projeto funciona assim. Você junta tampas plásticas (pote de sorvete, produtos de higiene, garrafas etc), leva até um ponto de coleta próximo da sua região , os voluntários recolhem o material doado no local, armazenam e levam para a reciclagem.
Após isso, o dinheiro arrecadado é doado para projetos e protetores independentes da causa animal.
Tampinha Legal
É um programa parecido com o da Rio Eco Pets, onde as tampas plásticas são recolhidas e vendidas, e o valor obtido doado a diversas entidades assistenciais. O projeto foi criado em Porto Alegre (RS), mas tem pontos de coleta espalhados pelo Brasil.
Rodando com Tampinhas
A fila de espera por uma cadeira de rodas na ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação) é grande. Então um grupo de voluntários criaram um projeto para reduzir essa espera, recebendo tampas plásticas, vendendo o material e usando o dinheiro para compra das cadeiras para doar à instituição. A cada 330 kg de plástico vendido, uma cadeira de rodas é doada.
Conheça mais sobre esse incrível projeto através do Instagram do projeto.
*Atualização 28/01/2022 - Por conta da pandemia, o projeto está temporariamente suspenso.
Tampinha Solidária
Com pontos de coleta em cidades do Paraná e de Santa Catarina, o projeto Tampinha Solidária recebe tampinhas plásticas de todo tipo, vende para as cooperativas de reciclagem e usa o valor para comprar fraldas geriátricas para idosos de lares carentes dos dois Estados.
Só em novembro e dezembro de 2021, o projeto arrecadou 5.480 quilos de tampas plásticas, o que resultou na compra de 7.250 fraldas geriátricas para esses lares.
Conheça mais sobre o projeto acessando o Instagram da Tampinha Solidária.
Tampatas
Projeto criado nas cidades de Aparecida e Goiânia, em Goiás, tem como foco receber doações de tampinhas de garrafas de refrigerante, suco, isotônicos etc e vender às empresas recicladoras. A renda obtida é revertida para ajudar cães e gatos abandonados nas ruas, custeando a castração deles.
Acesse o Instagram do projeto e conheça mais sobre.
Tampa Amiga
O projeto começou com um médico em Santos, que decidiu recolher tampas plásticas pelas praias e ruas da cidade para ajudar a enteada em um projeto para comprar cadeiras de rodas. A excelente iniciativa foi para frente e hoje voluntários recebem tampas plásticas e lacres de alumínio, vendem os materiais para empresas de reciclagens e destinam os valores para ajudar entidades beneficentes de Santos, em São Paulo.
EcoEnel
Já esse projeto da empresa de distribuição de energia Enel oferece desconto na conta de energia para clientes residenciais que forem até um ponto do projeto EcoEnel e levarem seus materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e embalagens TetraPak). A Enel atua em cidades do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.
Além de diminuir os custos da fatura de energia, o cliente destina corretamente os resíduos sólidos recicláveis. Para participar do projeto, é necessário que:
O cliente vá até um ponto de coleta do projeto Ecoenel com uma conta de energia elétrica para efetuar seu cadastro;
Um cartão de adesão será gerado e toda vez que o cliente levar o seu material reciclável no ponto de coleta, ele receberá um comprovante dos descontos da próxima conta, sem limites de pesagem;
Para saber mais sobre o projeto, visite o site da Enel aqui.
Além dos projetos sociais acima, você pode procurar um ponto de coleta seletiva próximo de sua residência para o descarte correto dos materiais recicláveis, assim como as cooperativas que compram o seu lixo, fazendo com que você ganhe uma renda extra. O melhor de tudo é que você ainda contribui para um meio ambiente mais sustentável e menos poluído.
Devemos sempre incentivar a reciclagem, embora sabemos que ela sozinha não resolverá os problemas da sociedade em relação aos impactos gerados sobre o meio ambiente. Procure sempre reduzir o seu consumo, optando por materiais mais duráveis e reaproveitáveis. Espero ter ajudado a esclarecer O que é reciclagem e Como você começa a dar um ponta pé inicial para essa mudança de hábito.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!