Curiosidades

Páscoa significa o que? Saiba tudo sobre a data!

Saiba mais sobre a origem e o significado da Páscoa

publicado em: 07/03/2023

Páscoa significa o que? A data é um feriado cristão que comemora a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebra sua ressurreição. A Páscoa foi instituída pela primeira vez pelos judeus e assumiu um novo significado na tradição cristã quando a Igreja Católica estabeleceu os critérios para determinar a data da Páscoa no século IV d.C. para esta comemoração anual. A palavra "páscoa" é derivada do termo hebraico "pesach" e dos termos gregos "pascha" (latim) e "paskha" (grego).

Se você se pergunta o que a Páscoa significa, acompanhe abaixo tudo sobre a data.

Páscoa significa o que? Veja mais sobre a origem da data

Cristo, o Rei Páscoa (Páscoa Cristã)

Quando o povo judeu foi libertado da escravidão no Egito, eles instituíram um feriado chamado Páscoa para comemorar sua liberdade. Javé enviou uma ordem a Moisés para que ele entregasse ao hebreus, o que provocou uma celebração na Tradição judaica. Eles (os judeus) relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da décima praga do Egito, chamando assim a Páscoa de “Pesach”, que significa “passagem”.

Páscoa significa
Foto: Giassi

Páscoa significa o que? Pois bem, ela tem diferente significado no cristianismo do que no judaísmo, mas, apesar disso, tem um conexão direta com o feriado judaico. Para os cristãos, está associado à crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A ressurreição de Cristo ocorreu no terceiro dia após sua crucificação na tradição cristã.

Páscoa é uma das celebrações mais significativas na tradição cristã porque demonstra o significado da ressurreição de Cristo. "Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé", escreveu Paulo em Coríntios 15:14. Esta breve passagem da Bíblia lança luz sobre o significado da ressurreição de Cristo à fé cristã, já que sem a ressurreição de Cristo a fé de Cristãos não teria sentido. Os cristãos acreditam que a morte de Cristo foi um sacrifício voluntário com o objetivo de resgatar a humanidade de seu Pecados. A humanidade recebeu uma segunda oportunidade como resultado desse auto-sacrifício.

Semana Santa

Cristo se reuniu novamente com seus discípulos pela última vez e celebrou com eles a Última Ceia. Durante este tempo, Jesus disse a seus discípulos tudo o que aconteceria com ele, incluindo uma traição (de Judas Iscariotes) e um negação de Cristo (realizada por Pedro). É costume realizar o tradicional ritual de lava-pés na Quinta-Feira Santa, que ocorre em memória de Jesus lavando os pés de seus discípulos no Rio Jordão.

Jesus Cristo apareceu na noite do Quinta-Feira Santa e foi preso, sendo na noite seguinte sentenciado. A crucificação e a morte de Jesus Cristo são comemorados no Sexta -Feira Santa. Usando a Bíblia como base, Cristo foi preso quando estava em Getsêmani, onde foi condenado e sentenciado como resultado da traição de Judas Iscariotes. Como parte do processo de crucificação, Jesus foi torturado e finalmente crucificado em uma colina conhecida como Gólgota.

É conhecido como o Sábado de Aleluia um dia após a morte de Cristo. A sua ressurreição foi no domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. A semelhança mais marcante entre celebrações judaicas e cristãs é o fato de que a crucificação e ressurreição de Cristo ocorreu na mesma época da Páscoa Judaica.

Tradições da Páscoa Cristã

A Páscoa é comemorada de muitas maneiras por cristãos e essas variações são devido à diversas denominações, como católicos, ortodoxos e cristãos protestantes. No Brasil, a tradição mais popular é a tradição católica.

Levando em conta a tradição católica, ao longo da Semana Santa, há várias missas e outros lembranças da crucificação e ressurreição de Cristo conhecida como Paixão de Cristo. Outro costume bem conhecido é o Procissão do Fogaréu que ocorre anualmente na cidade de Goiás, no estado de Goiás.

Data da Páscoa

As pessoas sempre têm muita confusão sobre a data em que a Páscoa é comemorada. A resposta para esta pergunta pode ser encontrada lá no século IV a.C., em 325, quando foi realizado o Concílio de Niceia. Durante este encontro, as autoridades da Igreja Católica estabeleceram que Páscoa seria celebrada no primeiro Domingo após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte). Como resultado, os cristãos celebram Páscoa entre 22 de março e 25 de abril.

Cartão de Páscoa pronto, modelos para colorir e site para fazer o seu

Um Quaresma, o período de quarenta dias começando na Quarta Feira de Cinzas, também faz parte da temporada de Páscoa. O mais conhecido de uma série de jejuns, como de carne vermelha. Quaresma na tradição católica cristã é também um tempo de penitência, quando muitas pessoas são privadas de algo ou fazem algum tipo de ato de caridade. 

Veja também

Cartão de Páscoa pronto, modelos para colorir e site para fazer o seu

Veja Cartão de Páscoa personalizado para você comemorar a data; você também pode editar e personalizar o seu, ou imprimir modelos para criançada colorir.

Aprenda a fazer Ovos de Páscoa caseiro

A Páscoa está chegando! Que tal aprender a fazer Ovos de Páscoa Caseiro?

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: