Praia do Forno - Arraial do Cabo: o que saber antes de ir?
Confira um pequeno guia sobre a Praia do Forno, em Arraial do Cabo
publicado em: 27/04/2022Praia do Forno (Arraial do Cabo) é uma das mais belas do litoral da Região dos Lagos e do estado do Rio de Janeiro. Bastante requisitada por viajantes, a praia possui águas cristalinas em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa, onde o acesso só é possível através de trilha ou de barco.
Quem moral na capital do Rio de Janeiro e que possuem ou alugam casas em Arraial do Cabo e em cidades próximas, sempre procura visitar a região de Búzios e Cabo Frio e, claro, Arraial do Cabo. A Praia do Forno é uma das mais procuradas do lindo município da Região dos Lagos.
Abaixo listamos tudo que você precisa saber sobre a Praia do Forno (Arraial do Cabo).
Praia do Forno (Arraial do Cabo): como chegar, informações e mais
Como chegar
Arraial do Cabo fica a165 km de distância da capital Rio de Janeiro capital, o que corresponde a mais ou menos 2 horas e meia. Para quem é turista e está chegando ao Rio de Janeiro pelos aeroportos do Galeão ou no Santos Dumont, é necessário que você pegue a BR 101 sentido Norte. Você acessará a Ponte Rio-Niterói e seguirá pela BR-101 até chegar na RJ 124 ( a Via Lagos).
Caso precise alugar um carro, separamos aqui um artigo de aluguel de carro no Rio de Janeiro, com dicas para economizar.
Agora se você resolver ir de ônibus, a Rodoviária Novo Rio vende passagens com diversas opções de horário que você pode comprar direto no local ou pela internet. Em datas mais requisitadas como Ano Novo e Carnaval, o deial é comprar com antecedência e não correr riscos de não encontrar mais lugares nos ônibus.
Chegando em Arraial do Cabo, para acessar a Praia do Forno você precisará acessar uma trilha ou pegar um barco. Vá até a Praia dos Anjos (2 km do centro da cidade) e procure pelo pequeno porto por onde saem os barcos para a Praia do Forno. Caso prefira, você pode pegar uma trilha (ela é bem tranquila e tem duração de mais ou menos 20 minutos) que fica próximo ao pequeno porto de onde saem os barcos. Não tem mistério! Ah, e no caminho da trilha você ainda encontrará um mirante com uma das mais belas vistas do litoral brasileiro.
Lembrando que a Praia do Forno (Arraial do Cabo) fica bem próxima de cidades como Búzios e Cabo Frio, locais que fazem parte do roteiro turístico da Região dos Lagos. Vale também a pena conhecer essas cidades e explorar as redondezas do local.
Onde ficar
Se você deseja se hospedar próximo a Praia do Forno (Arraial do Cabo), saiba que a cidade é mais acanhada do que a badalada Búzios e a movimentada Cabo Frio. Mas a vantagem é que em Arraial você está próximo de tudo.
Não há pousadas e hotéis na Praia do Forno (Arraial do Cabo). A praia é considerada selvagem e é bastante preservada, com o acesso feito apenas pelo mar ou por trilha. Se você quer ficar próximo a ela, procure por opções na Praia dos Anjos.
Mas há outras opções de praias de Arraial que possuem bastante hotéis e pousadas. A Prainha, por exemplo, fica logo na entrada da cidade e cerca de 1,5 km distante da Praia do Forno. Há grandes opções de hotéis e pousadas lá.
A Praia Grande é a praia mais frequentada de Arraial, e está a 3 km da Praia do Forno. Também tem o Pontal do Atalaia (+- 3 km), mas o acesso é bem difícil e indicado apenas para quem está viajando de carro, pois o local fica bem no alto.
O que fazer
Primeiro que você já começa com uma trilha para chegar a Praia do Forno (Arraial do Cabo). No percurso dela você conta com um visual de tirar o fôlego, com mirante e uma vista panorâmica de toda a beleza da cidade. Chegando na praia, você encontrará mata verde, areia branquinha e um mar transparente com recifes de corais belíssimos.
Há bares e quiosques no local, com bebidas e comidas, além de pontos para alugar caiaques, stand up paddles, andar de banana aquática ou caiaque. Também pode usar um snorkel e observar as tartarugas e a vida marinha do local. Lá você também encontra um restaurante flutuante, especializado em ostras, mariscos e outros frutos do mar em geral.
Você pode também simplesmente apenas descansar e aproveitar a natureza do local.
Dicas importantes
Veja algumas dicas valiosas para quem pretende visitar a Praia do Forno (Arraial do Cabo):
- Em feriados prolongados como Carnaval, Semana Santa, etc, a Região dos Lagos fica muito cheia e o trânsito nas estradas que levam até o local fica bastante intenso. Dentro das cidades então, tudo fica muito confuso. Então se programe e evite perda de tempo;
- Reserve seu hotel ou pousada com antecedência, sendo possível assim garantir sua hospedagem e ainda conseguir alguns descontos;
- O mar da praia do Forno não é tão gelado como é na maioria das praias do Rio, mas também está longe de ser quentinho igual as águas do Nordeste Brasileiro. É bem calmo e perfeito para quem viaja com crianças;
- Você encontra na Praia do Forno (Arraial do Cabo) uma boa infraestrutura de bares, quiosques e banheiros que vão atender muito bem às suas necessidades;
- Não jogue lixo na trilha, na areia e nem no mar;
- Evite o som alto das caixinhas de som;
- Use protetor solar.
Veja também:
Está turistando pelo rio de Janeiro? Já que se interessou em conhecer a Praia do Forno, em Arraial do Cabo, que tal também incluir outros belíssimos locais no seu roteiro?
Por exemplo as Praias de Niterói, um lugar paraíso paradisíaco a poucos quilômetros do Rio de Janeiro. Ou então dá uma esticadinha até as Praias de Paraty e conferir 10 locais imperdíveis.
Agora se você vai ficar na cidade do Rio de Janeiro, não deixe de conhecer a Zona Sul da cidade: aqui dicas do que fazer, aonde ir, como chegar... Inclusive você pode fazer um Passeio de barco pelo Rio de janeiro: veja melhores opções! Ou caso esteja pensando em comemorar seu aniversário na cidade, veja os melhores Lugares para comemorar aniversário no Rio de Janeiro.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!