Roteiros Imperdíveis

Confira as Praias Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio

O bairro da Zona Oeste do Rio possui uma grande área de praia divididas em postos; conheça

publicado em: 03/05/2022

Praias Barra da Tijuca são bem famosas e frequentada por cariocas e turistas que chegam na cidade maravilhosa. Também não é por menos já que ela se trata da maior praia da cidade (em extensão): começa no quebra-mar, passando por todo o bairro da Barra da Tijuca até ao Recreio dos Bandeirantes (Praia do Pontal). 

 

As Praias Barra da Tijuca, juntas, possuem quase 18km de extensão de orla com calçadão e ciclovia, e uma grande extensão de areia onde se pratica vários esportes. 

Abaixo vamos listas das Praias Barra da Tijuca, para você colocar no seu roteiro de visita ao Rio de Janeiro.

Praias Barra da Tijuca
Foto: Barrazine

Praias Barra da Tijuca

Quebra-Mar

É a primeira praia da Barra da Tijuca. Próxima ao Morro da Joatinga, a praia possui um mar bem agitado e bastante frequentado por surfistas. Existe uma estrutura construída para proteger a costa das ondas do mar.

Apesar de ter um visual bastante bonito, a água do mar nessa altura muitas das vezes não fica própria para banho, devido ao encontro do mar com lagoa da Barra (que recebe bastante esgoto). 

 

Praia do Pepê

Continuando nosso tour pelas praias Barra da Tijuca, chegamos ao Posto 2, na altura do Jardim Oceânico, onde fica a Praia do Pepê. É um trecho bem inicial ainda da praia e do bairro e muito frequentado por jovens devido ao polo gastronômico e bares da região. O local também fica próximo da estação de metrô, o que facilidade a chegada e a saída da praia.

Rio de Janeiro Zona Sul: o que fazer, aonde ir, como chegar...

Orla e Praia da Barra

Saindo da Praia do Pepê, você vai encontrando a praia mais vazia, sendo frequentada mais por moradores do bairro. Como a faixa de areia da Barra é muito extensa, terá bastante lugar com menos aglomeração.

 

O mar é um pouco agitado na maioria dos pontos da praia, mas arrebentação costuma ser distante da areia e as ondas quebram de forma bem homogênea. Mas se você for mergulhar, observe e fique sempre atendo a sinalização das bandeiras. 

Praia da Reserva

As praias acima são bem mais urbanas, com prédios, bares e movimentos. Já a parte da Praia da Reserva, por ser uma área preservada e próxima à natureza, você deixará de ver condomínios a beira-mar e o calçadão, encontrando apenas quiosques e uma área verde entre a Lagoa Marapendi e a praia. A praia é bem mais vazia (principalmente dias de semana) e fica dentro de uma área de preservação ambiental. Vale muito conhecer!

 

Praia do Recreio / Pedra do Pontal

Seguindo em frente, acaba-se a área da reserva e preservação ambiental e encontra-se mais condomínios e o calçadão. Pronto, você chegou a Praia do Recreio. É bastante frequentada por surfistas servindo até de palco para diversos campeonatos, torneios e até gravação de programas/novelas. Ela já não fica mais no Bairro da Barra da Tijuca, e sim no Recreio dos Bandeirantes.

A Praia da Barra termina exatamente ali, na divisa com a Praia do Recreio. Você encontra nesse local uma imensa pedra, conhecida como a Pedra do Pontal. 

Veja também

Parque Lage RJ: onde fica, quanto custa visitar e motivos para conhecer

Parque Lage é bastante procurado por turista e guarda uma beleza surreal; conheça mais

Passeio de barco Rio de janeiro: veja melhores opções!

Andar de barco pelo Rio de Janeiro é uma excelente opção para turistas e cariocas que querem ver cidade de um ângulo único; confira algumas empresas que oferecem o serviço

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: