Curiosidades

Veja queijo francês produzido através de leite de ovelha

Conheça dois queijos de origem francesa feitos com leite de ovelha não pasteurizado

publicado em: 20/10/2022

Queijo francês de leite de ovelha: hoje, vamos apresentar para vocês dois queijos deliciosos e que estão tranquilamente entre os 10 tipos de queijos franceses mais gostosos que existem! Porém, a diferença desses dois pros demais é a sua origem: leite de ovelha.

Abaixo, veja queijo francês de leite de ovelha.

queijo francês de leite de ovelha
Foto: Cozinha Técnica

Queijo francês de leite de ovelha

Queijo é um alimento bastante consumido por brasileiros e com diversas opções de variedades, desde os de vaca até mesmo os de... ovelha! Sim, bastante famosa na Europa, a variedade de queijo feito de origem de leite de ovelha vem conquistando mercado no Brasil.

Selecionamos para você dois opções de queijo francês de leite de ovelha, para você experimentar o quanto antes.

Roquefort 

Esse queijo está em diversas listas de melhores queijos franceses. Ele é produzido em Roquefort-sur-Soulzon, região de Aveyron com leite de ovelha não pasteurizado e pertence à família de Queijos azuis (em francês: fromage à pâte persillée e em inglês: blue cheese).

Veja aqui como é o processo de fabricação do requeijão em barra

Roquefort contém um sabor bem forte, rico e cremoso. Ele possui uma pasta lisa, cremosa com veias azul-esverdeadas bem espalhadas e marmoreadas. É excelente para ser consumido em temperatura ambiente junto com uma fatia de pão.

Ossau Iraty

É um queijo francês de leite de vaca produzido na região dos Pirineus, com leite de ovelha não pasteurizado. Ele pertence à família Queijos de massa semidura (em francês: fromage à pâte pressée non cuite e em inglês: uncooked pressed cheese).

Com uma casca lavada com salmoura, o queijo possui um coloração que varia do amarelo-alaranjado ao cinza. Sua pasta tem textura firme e uma coloração em tons de amarelo, que pode variar de acordo com o tempo de envelhecimento. Ele também pode apresentar olhaduras, que são aqueles furinhos no queijo. Esse queijo é ótimo para ser consumido em temperatura ambiente, junto com uma fatia de pão.

Uma curiosidade: em 2011, o queijo Ossau-iraty elaborado pela Fromagerie Agou ganhou o prêmio de melhor queijo com leite não pasteurizado do mundo, além de ter sido eleito o melhor queijo francês na competição World Cheese Awards.

Veja também

O que é e como é feito o Queijo Rosa?

Queijo Rosa é muito popular e facilmente encontrado nos supermercados; saiba mais sobre o queijo rosa

Veja aqui como é o processo de fabricação do requeijão em barra

Feito a partir de leite desnatado, cru ou pasteurizado, o requeijão em barra é delicioso!

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: