Curiosidades

Sexta Feira Santa significa o que? 7 coisas que você precisa saber sobre a data

Afinal, o que aconteceu na Sexta-feira Santa? Entenda a origem e o significado da data

publicado em: 14/04/2022

Sexta Feira Santa significa o que? A Paixão de Cristo é celebrada na Semana Santa, que foi onde ocorreu a morte e ressurreição de Cristo para os cristãos. A data é a mais importante no calendário cristão, justamente por lembrar do sacrifício de Jesus Cristo.

 

Mas você sabe o que a sexta feira santa significa? Veja 7 fatos importantes sobre a data.

Sexta Feira Santa significa o que? Confira 7 fatos importantes sobre a data

Para saber todo contexto e significado da Páscoa, recomendo que você leia esse artigo que preparamos sobre a Páscoa e todo o significado sobre a data.

Veja agora o 7 fatos para entender o que a sexta feira santa significa:

Semana Santa

No contexto teológico, a Semana Santa lembra o sofrimento de Jesus durante a sua crucificação e, logo após, ressurreição. É um dos marcos mais importantes no calendário cristão, lembrado anualmente com dias importantes como a sexta-feira e o domingo de Páscoa. 

Sexta Feira Santa significa
Foto: Optclean

Sexta-Feira Santa

Sexta-feira Santa é o dia em que os cristãos lembram da morte de Jesus na cruz. É celebrada na sexta-feira antes do domingo de Páscoa e foi o dia em que Jesus foi condenado à crucificação e morreu pelos nossos pecados.

Jesus Cristo apareceu na noite do Quinta-Feira Santa e foi preso, sendo na noite seguinte sentenciado. A crucificação e a morte de Jesus Cristo são comemorados no Sexta -Feira Santa. Usando a Bíblia como base, Cristo foi preso quando estava em Getsêmani, onde foi condenado e sentenciado como resultado da traição de Judas Iscariotes. Como parte do processo de crucificação, Jesus foi torturado e finalmente crucificado em uma colina conhecida como Gólgota.

 

É conhecido como o Sábado de Aleluia um dia após a morte de Cristo. A sua ressurreição foi no domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. A semelhança mais marcante entre celebrações judaicas e cristãs é o fato de que a crucificação e ressurreição de Cristo ocorreu na mesma época da Páscoa Judaica.

Carne vermelha

Você sabe por que dizem que não "se pode" comer carne vermelha na sexta feira santa? A tradição é repassada de geração para geração, onde muita gente substitui o consumo da carne pelo peixe. Segundo os cristãos, Jesus foi executado na Sexta-feira Santa e morreu por nossos pecados, sacrificando assim a sua carne. É por isso que a igreja pede para que os seguidores abram mão do consumo da carne vermelha de animais de sangue quente, no aniversário da morte de Cristo.

 

Além disso, muita gente acredita que o consumo de peixe para substituir a carne vermelha seria porque o alimento representa a simplicidade, já que na época em que Jesus Cristo era vivo, o peixe era o prato mais consumido.

Domingo de Páscoa

Jesus foi crucificado e sepultado numa sexta-feira (Sexta Feira Santa), mas ressuscitou na madrugada do domingo (Domingo de Páscoa). As pessoas sempre têm muita confusão sobre a data em que a Páscoa é comemorada. A resposta para esta pergunta pode ser encontrada lá no século IV a.C., em 325, quando foi realizado o Concílio de Niceia. Durante este encontro, as autoridades da Igreja Católica estabeleceram que Páscoa seria celebrada no primeiro Domingo após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte). Como resultado, os cristãos celebram Páscoa entre 22 de março e 25 de abril.

Cartão de Páscoa pronto, modelos para colorir e site para fazer o seu

Um Quaresma, o período de quarenta dias começando na Quarta Feira de Cinzas, também faz parte da temporada de Páscoa. O mais conhecido de uma série de jejuns, como de carne vermelha. Quaresma na tradição católica cristã é também um tempo de penitência, quando muitas pessoas são privadas de algo ou fazem algum tipo de ato de caridade. 

 Domingo de Ramos

O domingo anterior ao dia da Páscoa é chamado de domingo de Ramos, que foi quando Jesus entrou em Jerusalém.

 

Rituais da Semana Santa

O domingo anterior ao domingo de Páscoa é chamado de Domingo de Ramos. É costume realizar o tradicional ritual de lava-pés na Quinta-Feira Santa, que ocorre em memória de Jesus lavando os pés de seus discípulos no Rio Jordão. Na Sexta Feira Santa é o jejum e a abstinência de carne ou de qualquer outro ato de prazer mundano. As procissões e reconstituições da Via Sacra são outros rituais típicos do período.

Coelhinho da Páscoa 

Duas histórias surgiram para explicar a origem do coelho como um personagem relacionado a essa data cristã. Uma surgiu lá ainda no Antigo Egito, onde o coelho era considerado o símbolo do nascimento e de uma nova vida. Como a páscoa significa ressureição, o coelho seria apropriado como símbolo dessa data.

A segunda teoria seria que alguns povos antigos consideravam o coelho como o símbolo da Lua, sendo possível que ele tenha se tornado símbolo pascoal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Veja também

Cartão de Páscoa pronto, modelos para colorir e site para fazer o seu

Veja Cartão de Páscoa personalizado para você comemorar a data; você também pode editar e personalizar o seu, ou imprimir modelos para criançada colorir.

5 Receitas de Ovos de Páscoa Caseiro

A Páscoa está chegando! Que tal aprender a fazer Ovos de Páscoa Caseiro?

Como fazer ovos de Páscoa simples e fácil

Aprenda a fazer ovos de Páscoa caseiros de maneira bem simples e prática; confira o passo a passo!

Páscoa significa o que? Saiba tudo sobre a data!

Saiba mais sobre a origem e o significado da Páscoa

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: