As melhores carnes para churrasco: Guia rápido para mandar bem!
Um bom churrasco começa na escolha da carne; conheça as características dos cortes mais usados e tenha um resultado excepcional
publicado em: 25/06/2022Carnes para churrasco é fundamental para um evento de sucesso e claro, delicioso. Afinal, o churrasco é uma das grandes paixões dos brasileiros e está sempre presente em diversos tipos de festas e comemorações.
Listamos aqui as melhores carnes para churrasco para você acertar nas escolhas e não ter dúvidas na hora de comprar a carne certa.
Carnes para churrasco
Confira as carnes para churrasco mais usadas:
Picanha
Com um sabor marcante devido a sua capa de gordura, a picanha é uma das mais requisitadas carnes do chyrrasco (além de nobre). Ela que nunca deve ser retirada antes do preparo e seu tempero deverá ser apenas sal grosso ou refinado.
Alcatra
Com pouca gordura, esta carne é bem saborosa e perfeita para o churrasco. Você pode assar ela inteira, no espeto ou na grelha, ou então fatiadas.
Contra-filé
Esta é mais uma das carnes para churrasco, sendo bem macia e com sabor marcante. Ela necessita de alguns cuidados na hora do preparo, como a remoção do nervo lateral seguindo sempre o sentido da fibra da carne.
Na hora de assar, opte por altas temperaturas para evitar que a carne enrijeça.
Calcule churrasco e acerte a quantidade de cada produto
Fraldinha
Esta é perfeita para quem prefere carnes magras ou possui alguma dieta de restrição de gordura. Seu sabor é bem suave e sua fibra macia, sendo ideal assar em grelhas em cortes grossos, evitando assim que resseque.
Maminha
A maminha possui um sabor suave e uma grande quantidade de gordura. Ela não deve ser retirada antes do preparo, preservando assim o sabor e a maciez da carne.
Costela
A gordura é o que grande segredo dessa carne, porém ela exige cuidado e tempo na hora do preparo. Por conta das suas fibras, é ideal colocar a costela para assar horas antes do churrasco começar.
Uma dica é usar o molho barbecue para acompanhar, colocado durante o preparo ou na hora de servir.
Cupim
Com bastante fibra e caracterizada pela sua gordura entremeada, o cupim possui um sabor acentuado e uma maciez únicas nos churrascos. Ela deve ser assada por longo período de tempo.
Envolvida a carne em um papel filme ou papel alumínio, para que seu suco e o calor do fogo sejam retidos.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!