Bem-Estar

Poluição da água: veja causas e consequências

Existem vários tipos e categorias de poluição da água que trazem diversas consequências; saiba como evitá-los

publicado em: 28/03/2022

Poluição da água por elementos físicos, químicos e biológicos podem ser prejudiciais à nossa vida. É um problema sério, já que a água é essencial para a vida humana, representando mais de 70% do volume do corpo humano, e seu consumo é fundamental para nossa sobrevivência. Podemos sobreviver por até 50 dias sem comer, mas não podemos passar mais de quatro dias sem água potável.

 

A produção de alimentos, energia e diversos tipos de bens industriais dependem da disponibilidade de água. Resumindo, ela é o recurso mais vital para nossa sociedade e para a vida na Terra. A grande maioria da água do nosso planeta, no entanto, não pode ser usada para as tarefas acima referidas. Apesar de cobrir mais de três quartos da superfície do planeta, cerca de 97,3% do líquido crítico do planeta é encontrado nos oceanos (água salgada), tornando-a inacessível para uso humano.

No total, apenas 2,7% da água do mundo é doce, e disso, 24% é em locais remotos, como o oceano profundo e calotas de gelo, compõem os 0,3% restantes do planeta suprimento de água doce. O Brasil tem 13% da água disponível no mundo, com 73% delas localizadas na bacia amazônica.

poluição da água
Saiba mais sobre a poluição da água / Foto: Purificatta

É uma preocupação que essa poluição da água possa acabar em lagos, rios, oceanos, e tudo o resto que pode ser dissolvido em água que foi liberada no ar ou por conta própria. Como resultado, além dos poluentes que são emitidos diretamente na água, a hidrelétrica as redes recebem a poluição que é emitida na atmosfera e na litosfera (o solo).

Poluição da água: veja causas

A poluição da água pode ser separada em duas categorias: causas humanas, como o descarte incorreto de produtos e o lançamento de esgoto e produtos químicos na água. Ela ocorre de fontes pontuais, como uma vala ou encanamento lançando poluentes diretamente na água, e de fontes não pontuais, sendo difíceis de localizar a origem (como infiltração de agrotóxicos no solo, descarte incorreto de lixo e o lançamento de esgoto diretamente nos córregos).

 

Já os tipos de poluição da água se dividem de quatro modos:

  • Poluição sedimentar - acúmulo de partículas em suspensão, vindas do solo pelo processo de erosão, desmatamento e extração de minérios. Também podem ser provenientes de produtos químicos insolúveis;

  • Poluição biológica - introdução de detritos orgânicos (gorduras, bactérias, retos de alimentos etc) na água através de esgotos domésticos e industriais;

O oxigênio é consumido durante a decomposição desses resíduos, causando um desequilíbrio na água, o que leva à morte de peixes e outros organismos aquáticos. A alta concentração de nutrientes gerados pela degradação de compostos orgânicos leva à eutrofização (a proliferação de algas que obstruem o fluxo de luz acima do solo).

Bactérias, vírus e protozoários são abundantes nesses materiais de resíduos, todos os quais foram principalmente derivado de excrementos humanos. Como resultado, várias doenças que podem ser transmitidas entre humanos e animais, como leptospirose, amebíase, febre tifoide, diarreia, cólera e hepatite etc.

 

Todos os anos, cerca de 250 milhões de casos de doença causada pela contaminação da água ocorrem em todo o mundo, resultando em aproximadamente 12 milhões de mortes anuais, sendo 50% das vítimas crianças. Para evitar esse problema, recomenda-se que a água seja fervida ou produtos químicos, como hipoclorito de sódio ou cloreto de cálcio ser usado para matar quaisquer microrganismos na água antes de ser consumido.

  • Poluição térmica -  quando a temperatura de um meio de suporte de algum ecossistema (um rio, por exemplo) é aumentada ou diminuída. Isso causa um impacto direto na população desse ecossistema, diminuindo os níveis de oxigênio na água por exemplo.
  • Poluição química - pode ocorrer propositalmente (indústrias despejando resíduos químicos na água) ou acidentalmente. Os poluentes mais comuns são: Fertilizantes agrícolas, Agrotóxicos, Plásticos, Esgoto doméstico ou industrial, compostos orgânicos sintéticos e metais pesados.

Uma das questões mais significativas com a poluição química é a dificuldade em descontaminá-la devido à o alto custo e, na maioria dos casos, o adiamento do procedimento. Algumas terras quimicamente contaminadas permanecem inutilizáveis por décadas como resultado da contaminação e toxicidade do poluente. O poluente é realizado durante todo o curso, contaminando a água também. Os produtos químicos também podem acabar sendo depositados no fundo do rio, dificultando muito a remoção.

Efeitos da poluição da água em humanos e no meio ambiente

A poluição da água é um perigo e risco à saúde do ser humano, já que é impossível sobreviver sem beber água. Se ela estiver poluída, pode causar sérios problemas à saúde ao ser consumida, causando doenças como febre tifoide, pólio, cólera, hepatites e disenteria. 

Poluentes químicos podem não causam doenças de forma direta, mas ocasionam grandes danos à saúde a longo prazo. Por exemplo, esses poluentes podem ser consumidos pelos peixes e, quando esses peixes são consumidos pelos seres humanos, essa poluição acaba entrando no nosso corpo e podendo causar doenças futuras.

 

Já a poluição no meio ambiente são mais complexos, onde organismos diferentes podem responder de modo distinto para o mesmo tipo de poluição. Mas uma coisa é certa: seja lá qual for, todos os tipos de poluição têm efeitos bastantes negativos para o meio ambiente em diversas formas.

Precaução e tratamento: o que você pode fazer para ajudar!

Enquanto governos criam leis para ajudar a minimizar a poluição da água, a população e as industriais precisam entender também que o tratamento desses efluentes é fundamental para diminuir a poluição nos corpos d’água.

Então, além das medidas de controle e tratamento realizadas pelos governos, algumas ações simples podem ser feitas pela sociedade para ajudar, como:

  • Descartar o lixo de maneira correta (saiba tudo sobre reciclagem aqui);

  • Diminuir o seu lixo doméstico;

  • Ter preferência por alimentos orgânicos e criar compostagem doméstica;

  • Não jogar remédios, cigarros, fraldas, camisinhas, absorventes ou qualquer outro lixo que contenha substâncias nocivas na privada;

  • Não jogar tintas, óleo, solventes e outros produtos que contenham químicos diretamente no ralo;

  • Evitar desperdícios de água!

Veja também

Distribuidor de água: guia completo de como montar um!

Veja passo a passo de como montar uma empresa de distribuidora de água

Água Potável: entenda mais sobre o tema

A água potável é aquela que pode ser consumida pelo homem sem nenhum prejuízo à saúde.

Água aromatizada: o que é, pra que serve e como fazer

Água aromatizada é uma ótima opção para se hidratar, já que não contém calorias e pode ser ingerida à vontade

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: