Chá de louro: A poderosa arma contra dores no estomago e cólicas menstruais
O Chá de louro possui vários benefícios para o corpo, separamos umas dicas para seu uso, confira
publicado em: 15/12/2021O Louro é uma planta medicinal bastante conhecida na no meio gastronômico com seu sabor e cheiro característico, também pode ser usado no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade, pelas suas propriedades. Separamos aqui os benefícios do chá de louro.
O nome científico se chama Laurus nobilis e é comum ser vendido em mercados, feiras e algumas lojas de produtos naturais
Como fazer o chá de Louro
O chá é uma ótima alternativa para aproveitar todos os benefícios das folhas de louro, é considerado uma boa opção para a má digestão, ansiedade e estresse, por exemplo.
Ingredientes
- 1 xícara de água fervente
- 3 folhas de louro secas
Modo de preparo
Para preparar o chá, é necessário colocar as folhas de louro na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, é recomendado beber o chá 3 a 4 vezes por dia. Caso sinta necessidade, pode adoçar antes de beber.
Para que serve o chá de louro
A folha de louro, no caso, o chá de louro, é riquíssimo em:
- Potássio
- Magnésio
- Vitaminas (B6, B9 e C)
- Diurética
- Antifúngica
- Anti-reumática
- Anti-inflamatória
- Digestiva
- Estimulante
- Antioxidante
- Expectorante
Podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de vários problemas, como:
- Inflamações no fígado;
- Cólicas menstruais;
- Infecções na pele;
- Dor de cabeça;
- Gases;
- Reumatismo;
- Estresse e ansiedade.
Podemos dizer também que o chá de louro(folhas de louro) são capazes de regular níveis de açúcar no sangue, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento da diabetes. Pode ser utilizado também tratar problemas de pele, como dermatite, sendo nesse caso recomendado o uso tópico, no entanto é importante que seu uso seja orientado pelo médico, uma vez que pode resultar em reações alérgicas
Efeitos Colaterais
O consumo das folhas de louro não é recomendado para mulheres em fase de amamentação ou que encontra-se grávidas, já que pode estimular o aborto. Além disso, quantidades excessivas de louro podem causar sonolência, já que essa planta possui efeito calmante e é capaz de desacelerar o sistema nervoso, além de causar alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça, por exemplo, quando consumida em grandes quantidades.
Contraindicações
Devido à sua capacidade de controlar os níveis de açúcar, o consumo excessivo de louro também pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue, causando hipoglicemia. Por isso, é importante que o consumo das folhas de louro seja feito conforme a orientação do nutricionista, médico ou fitoterapeuta para que seja indicada a quantidade ideal que não resulte em efeitos colaterais.
Separamos também outra listas de chás e seus beneficios
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!