Chá de erva-doce. Como preparar e infinidades de benefícios
Separamos uma infinidade de benefícios para o corpo com do chá de erva-doce, ja tomou seu chá hoje?
publicado em: 15/12/2021Chá de erva-doce, conhecida como Anis-verde, chamada também de anis e pimpinela-branca, é uma planta da família Apiaceae que tem o tamanho de de 50 cm de altura, sendo composta por folhas fendidas, flores brancas e frutos secos contendo uma só semente, tem um sabor adocicado e aroma intenso.
A planta possui nome científico de Pimpinella anisum é muito usada popularmente para:
- Gastrite
- Inchaço abdominal
- Má digestão
- Gases
- Dor de cabeça com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica
O chá de erva-doce, muito usado também, em produtos de cosméticos e perfumaria, pode ser achada em diferentes formas, como extrato seco e óleo, em mercados, feiras livres, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. o chá de erva-doce é muito confundida, com o funcho e o anis-estrelado, porém tratam-se de plantas diferentes e com propriedades diferentes.
Principais Beneficios
A erva-doce é muito utilizada popularmente para tratar condições como:
- Dor de barriga
- Dor de cabeça
- Má digestão
- Inchaço abdominal
- Espasmos musculares
- Cólicas menstruais
- Inflamações na boca e garganta
- Tosse, gripe, resfriado, catarro, coriza
Como usar a erva-doce
A venda do chá de erva-doce é de diferentes formas, como um extrato da fruta seca e óleo essencial, também pode ser usada como:
Chá de erva-doce
Serve para melhorar os sintomas de gripe e resfriado, como tosse, coriza e catarro.
Ingredientes
- 1 xícara de água.
- 1 colher (de chá) de erva-doce seca;
Modo de uso
Deve-se ferver a água, após isso, colocar a água fervida, em uma xícara junto com a erva-doce, recomendado tapar e deixar descansar de 3 a 5 minutos, depois coar e beber a seguir.
o chá de erva-doce, é muito usado também em receitas doces, em bolos e biscoitos. Usada também em forma de cápsulas, deve-se usar segundo a orientação do médica.
Óleo essencial
O óleo essencial de erva-doce, é utilizado:
- Aromaterapia: para regular os hormônios femininos e reduzir as cólicas menstruais e diminuir os sintomas da menopausa, como as ondas de calor, por exemplo.
- Relaxante muscular, através de massagem com o 2 gotas de óleo essencial misturados ao óleo de amêndoas. Além disso, para
- melhorar tosse e coriza, pode-se colocar 3 gotas de óleo essencial de erva-doce em uma bacia de água fervente e respirar o ar evaporado.
- calmante
Em relação a alguns estudos, o óleo essencial de erva-doce pode estimular o aparecimento de crises epiléticas em pessoas que sofrem com epilepsia. Dessa forma, deve ser usada com precaução e, idealmente, com orientação de um médica.
Efeitos colaterais
Geralmente a erva-doce não causa nenhum efeito colateral, principalmente se tomando em quantidades adequadas, somente em alguns casos raros, podem surgir náuseas, vômitos e reações alérgicas, quando consumida em excesso.
Quem não deve usar
Erva-doce está contraindicada:
- Grávidas
- Lactantes
- Crianças com menos de 12 anos
- Mulheres com câncer de mama(pode alterar a produção de hormônios femininos, como o estrogênio, influenciando o tratamento do câncer)
Separamos também outra listas de chás e seus beneficios
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!